O software Archeevo da KEEP SOLUTIONS é a solução de gestão de arquivo mais utilizada nos arquivos municipais portugueses. Segundo um estudo efetuado pelos Municípios de Albufeira e Vila do Bispo, este software é utilizado pela maioria dos municípios, ocupando uma cota de 53% do mercado.

A análise recaiu sobre o universo dos 308 municípios e apenas contemplou os arquivos que disponibilizam acesso online. Do universo total de municípios apenas 9% dispõe de software online para pesquisa e acesso à informação do arquivo.

Dado o reduzido número de informação disponibilizada pelos arquivos ao público em geral, o estudo refere que “o ponto de situação do acesso online nos Arquivos Municipais em Portugal, dentro do estudo realizado, merece uma maior atenção por parte das entidades detentoras da informação, principalmente por uma questão de permissão de acesso ao conhecimento, em sistemas de informação considerados fundamentais para o bom funcionamento das entidades, atribuindo dignidade aos Arquivos e a todos os profissionais que trabalham com a informação“.

Fonte e mais informações em:
https://arquivosap.files.wordpress.com/2015/03/arquivos-da-administrac3a7c3a3o-local-anc3a1lise-do-acesso-online1.pdf
https://arquivosap.files.wordpress.com/2015/07/apresentac3a7c3a3o-final-eaap-2-07.pdf

Share