Serviços de
preservação digital

Pioneiros no desenvolvimento de ferramentas
e produção de conhecimento científico na
área da preservação digital

Preservação digital

Preservação digital engloba o conjunto de atividades responsáveis por garantir o acesso continuado à informação digital. A preservação digital consiste, assim, na capacidade de garantir que a informação digital permanece acessível e com atributos de autenticidade suficientes para que possa ser interpretada no futuro, mesmo quando a plataforma tecnológica utilizada é diferente daquela que foi originalmente utilizada no momento da criação desta informação.

A KEEP SOLUTIONS assume, desde a sua génese, um papel pioneiro na construção de ferramentas e conhecimento científico na área da preservação digital. A sua atividade não se fecha na venda de serviços e produtos, mas sim na investigação, desenvolvimento e construção de uma maior compreensão dos fenómenos que ameaçam a longevidade da informação digital e as estratégias mais adequadas para os mitigar.

Desenvolvimento de ferramentas e serviços

A KEEP SOLUTIONS participou no desenvolvimento de algumas das ferramentas mais relevantes no domínio da preservação digital, tendo fornecido código-fonte para produtos como o FITS, RODA, DSpace, entre outros.

GitHub

Participação em projetos europeus

A KEEP SOLUTIONS participa ativamente em projetos de I&D de âmbito europeu, trabalhando lado-a-lado com os maiores especialistas da área, incluindo instituições de renome internacional. A destacar a participação da KEEP SOLUTIONS nos projetos SCAPE, 4C e e-ARK.

Projectos

Participação em eventos científicos

Os nossos colaboradores têm vindo a marcar presença como oradores em todos os eventos científicos de maior relevância nesta área, e.g. iPres, TPDL, ICADL, Open Repositories , Congresso da BAD, CONFOA, entre outros.

Publicações

Consultoria para a certificação ISO 16363

A norma ISO 16363 reúne um conjunto de requisitos que visam aferir a capacidade de um repositório digital em armazenar e garantir o acesso continuado a coleções de materiais digitais.

A implementação desta norma promove a confiança junto dos principais atores que gravitam em torno de um repositório digital (i.e. produtores, consumidores, operadores, administradores, etc.) pois estabelece um clima de maior compreensão e transparência relativamente aos processos subjacentes à gestão e preservação da informação digital.

Mais info

Preservação de bases de dados relacionais

Por vezes os sistemas de informação que suportam determinadas atividades de negócio ou serviços de uma organização são descontinuados.

A KEEP SOLUTIONS dispõe de ferramentas de extração de informação a partir de bases de dados relacionais com respetiva conversão para formatos standard, independentes da plataforma que asseguram o acesso aos dados dezenas de anos após uma base de dados ter sido descontinuada.

Disponibilizamos, também, ferramentas de navegação, pesquisa e visualização sobre a informação extraída com capacidade de operar sobre grandes volumes de dados.

Contacte-nos

Caracterização de formatos e análise de riscos de preservação

Por vezes, os responsáveis por um repositório digital não sabem exatamente qual a dimensão e o teor do seu conteúdo digital.

O desconhecimento sobre as características técnicas dos ficheiros que se encontram no repositório introduz um risco elevado para a preservação desses materiais. Se não soubermos exatamente quais as características dos nossos materiais, não será possível delinear uma estratégia de preservação adequada que considere os riscos inerentes a cada formato e defina um plano de ação eficaz e ajustado às reais necessidades da comunidade de interesse do repositório.

A KEEP SOLUTIONS disponibiliza ferramentas e processos de caracterização que contemplam as três atividades intrínsecas à caracterização de formatos: 1) Identificação de formatos, 2) Validação de formatos de acordo com a sua especificação, e 3) Extração de propriedades técnicas.

Contacte-nos

Migração de formatos em larga-escala

A grande maioria dos sistemas de gestão de informação não apresentam quaisquer restrições quanto aos formatos de informação que são capazes de incorporar. Esta capacidade, associada à ausência de políticas de incorporação digital, conduz inevitavelmente a uma situação onde a dispersão de formatos é de tal forma variável que se torna praticamente impossível, do ponto de vista técnico e/ou financeiro, assegurar o acesso continuado aos seus conteúdos.

A KEEP SOLUTIONS disponibiliza um serviço de conversão/normalização de formatos capaz de integrar com qualquer sistema existente na sua organização. O sistema é baseado em Web Services pelo que pode facilmente ser invocado por sistemas já existentes. O seu modo de expansão é baseado em add-ons, permitindo que se adapte rapidamente a novas necessidades e requisitos do cliente.

Contacte-nos