Investigação

e desenvolvimento

Investigação

Tendo nascido de uma plataforma de I&D, a KEEP SOLUTIONS permanece ativa na produção de conhecimento científico, tendo vindo a colaborar em projetos de investigação com instituições nacionais e internacionais como a Universidade Técnica de Viena, o Austrian Institute of Technology, a Microsoft Research, a Universidade Técnica de Berlin, a Universidade de Manchester, a Universidade Pierre and Marie Curie, a British Library, a Biblioteca Nacional da Áustria, a Biblioteca Nacional da Dinamarca, os Arquivos Nacionais Portugueses, entre outras.

Participação em projetos de investigação

A KEEP SOLUTIONS participou em vários de investigação científica de âmbito nacional e internacional. Entre estes gostaríamos de realçar os seguintes: SCAPE, 4C, e-ARK e VeraPDF.

Projetos

Participação em eventos científicos

Os nossos colaboradores têm marcado presença como oradores em eventos de relevância na área de atuação da empresa. Entre estes incluem-se o iPres, TPDL, ICADL, Open Repositories, CBAD, Conferência Luso-Brasileira sobre o Acesso Aberto, entre outros.

Publicações

Desenvolvimento de ferramentas open-source

A KEEP SOLUTIONS participa ativamente no desenvolvimento de produtos open-source, tendo fornecido código-fonte para produtos tão variados como o DSpace, FITS, RODA, Koha, entre outros.

GitHub

Desenvolvimento de soluções à medida

O desenvolvimento de soluções à medida é uma das principais atividades da KEEP SOLUTIONS. A sua área de intervenção centra-se no desenvolvimento de sistemas de informação, migração de dados, integração de sistemas, e desenvolvimento de soluções para preservação digital.

O desenvolvimento à medida é um processo de elevada responsabilidade. Por isso, asseguramos que são sempre seguidas as melhores práticas de gestão e que as tecnologias utilizadas estão perfeitamente alinhadas com o estado da arte. Isto torna o processo mais eficiente e potencia as qualidades do produto final, e.g. compatibilidade com os sistemas periféricos, usabilidade, interoperabilidade, etc.

Migração de dados

Data migration process

A migração de dados é um serviço vital para a prossecução que qualquer negócio. Este serviço compreende a extração de informação a partir de sistemas legados, a sua transformação e posterior incorporação nos sistemas que os irão substituir.

Com base na experiência acumulada ao longo de centenas de projetos de migração de dados, a KEEP SOLUTIONS desenvolveu uma metodologia de migração que garante que todas as migrações são conduzidas de forma previsível e com um elevado nível de qualidade.

Para mais informações sobre a metodologia desenvolvida pela KEEP SOLUTIONS, consulte os artigos publicados no Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2012 ou na Conferência Internacional Archiving, 2013.