Consultoria
ISO 16393

A KEEP SOLUTIONS, alicerçada na sua experiência e know-how na área da preservação digital, disponibiliza um conjunto de competências para a implementação da norma ISO 16363 – Audit and Certification of Trustworthy Digital Repositories. Entre estas encontram-se o diagnóstico de conformidade, auditorias internas aos processos de preservação e aconselhamento na aquisição de serviços e soluções de preservação digital.

A implementação da norma ISO 16363 por parte de um repositório digital potencia a confiança por parte dos seus principais atores (i.e., produtores, consumidores, operadores de sistema, administradores, etc.), pois determina que o mesmo reúne condições para assegurar o cumprimento da sua missão no que diz respeito à gestão de informação, i.e. considera-se um repositório “confiável”.

Processo de consultoria

01. Diagnóstico

Realização de um diagnóstico preliminar com vista a determinar o nível de conformidade do repositório com a norma ISO 16363.

02. Plano de ações

Elaboração de um plano de ações que resulta da fase de diagnóstico que visa aumentar a conformidade do repositório à norma ISO 16363.

03. Implementação das ações

Implementação das ações reportadas no plano de ações por parte dos responsáveis pelo repositório e infraestruturas de suporte.

04. Auditoria interna

Realização de uma auditoria para análise das ações implementadas e inspeção de evidências apresentadas.

05. Relatório de auditoria

Elaboração de relatório final de auditoria onde são reportadas as não conformidades detetadas, bem como potenciais sugestões de melhoria.

Gestão de informação baseada em evidências

A organização responsável por um repositório “confiável” deverá ser capaz de demonstrar que possui os processos necessários que lhe permitam, de forma controlada e sistemática, identificar e prevenir as ameaças que colocam em risco a salvaguarda e o acesso continuado à informação digital sob a sua alçada. Estas ameaças poderão ser de natureza diversa (e.g. organizacional, financeira, tecnológica, social, física, ambiental, etc.), pelo que a monitorização do meio ambiente, o planeamento adequado, a manutenção do sistema e a sua sustentabilidade financeira deverão ser preocupações constantes de quem assume a responsabilidade por um repositório.