retrievo

Ponto de acesso único a todos os

recursos de informação da sua organização

O Retrievo é um software que permite implementar portais de pesquisa e recuperação de informação sobre qualquer fonte de informação existente numa organização. Por exemplo, este poderá ser usado para pesquisar simultaneamente no catálogo da biblioteca, no sistema de gestão documental e no sítio Web da instituição através de uma única interface de pesquisa.

O Retrievo não tem como objetivo substituir as fontes de informação existentes, mas sim fornecer um ponto de acesso único e privilegiado à informação que se encontra distribuída pelos diferentes quadrantes da organização.

Após localizar a informação no Retrievo, o utilizador é redirecionado para o sistema que contém a informação primária, permitindo-lhe consultar a respetiva informação de forma completa e no seu contexto de produção.

Para além de permitir a pesquisa centralizada de informação, este software atua também como fornecedor de informação para outros sistemas, podendo ser integrado com agregadores de informação internacionais como a Europeana, o Portal Europeu de Arquivos, o Portal OpenAire ou outros serviços de pesquisa federada como a B-on.

Vantagens Retrievo

01. Informação acessível a partir de um único ponto de acesso

O Retrievo permite localizar informação que se encontra dispersa por diferentes sistemas de informação, mesmo quando estes sistemas parecem, à partida, incompatíveis.
A pesquisa é sempre realizada através de uma interface comum, evitando a necessidade do utilizador aceder a cada um dos sistemas individualmente.

02. Aumento da visibilidade da instituição

Através do Retrievo, uma determinada instituição poderá disponibilizar na Internet informação de vários sistemas internos através de um único portal.
Além de consolidar num único local a informação de vários sistemas, fornece aos seus utilizadores mecanismos que facilitam a pesquisa e recuperação de informação.

03. Uniformização de sistemas heterogéneos

O Retrievo é compatível com vários protocolos de comunicação bem estabelecidos tais como o OAI-PMH, Z39.50 e SRU, bem como APIs REST, SOAP, conectores SQL e um conjunto alargado de gateways de acesso a bases de dados de publicações científicas (e.g. EBSCO, ABI, ProQuest, etc.).
Independentemente do protocolo utilizado ou do sistema que suporta a informação, o Retrievo será sempre capaz de a recolher, limpar, indexar e apresentar convenientemente ao utilizador final.

04. Ativos de informação sob controlo

O Retrievo disponibiliza um conjunto de estatísticas e informações de gestão que refletem o estado do sistema.
Estas informações permitem monitorizar as fontes de informação e consultar o seu estado através de estatísticas, como distribuição do número de registos por sistema recolhido, registos e fontes de informação mais consultados, crescimento mensal, relatórios de agregação, estatísticas de acesso, entre outros.
O sistema de estatísticas do Retrievo é configurável podendo responder mais facilmente às necessidades de quem gere o software.

05. Qualidade da informação assegurada

Para garantir a qualidade da informação recolhida, o Retrievo dispõe de um motor de verificação de conformidade que lhe permitirá validar a informação recolhida de acordo com os critérios estabelecidos.
Os critérios de qualidade são totalmente configuráveis pelo administrador do sistema e adaptáveis a qualquer situação ou contexto organizacional.
Adicionalmente, o sistema pode ser configurado para “limpar” a informação recolhida, produzindo resultados com maior qualidade e mais uniformes.

06. Respostas num piscar de olhos

O aumento do número de registos na instância central do Retrievo, resultado da constante incorporação de novas fontes de informação, obrigou a que fossem criadas novas soluções de engenharia capazes de suportar eficazmente grandes volumes de informação.
As agregações são agora mais eficientes pois permitem a recolha de informação em paralelo e as pesquisas mais rápidas e precisas devido ao seu motor de pesquisa de nova geração.

07. Os seus ativos nunca foram tão valiosos

O Retrievo é o produto ideal para localizar informação no interior da sua instituição.
Recorrendo ao seu elevado número de conetores é possível configurar o Retrievo para pesquisar pastas partilhadas, localizar registos no ERP da sua organização ou encontrar as últimas notícias publicadas no sítio web da sua instituição.

08. Compatível com qualquer plataforma

O Retrievo é uma solução 100% Web. Para utilizar o sistema apenas necessita de um browser.
O software está centralizado num servidor, não havendo a necessidade de instalação de aplicações nos postos de trabalho dos utilizadores.
O acesso ao sistema poderá ser feito em qualquer parte e a partir de qualquer dispositivo, desktop ou tablet.

Discovery

O módulo Discovery fornece ao utilizador um ponto de acesso único de pesquisa para recuperação de informação originária de diferentes fontes de informação. O principal objetivo é facilitar o acesso à informação, uma vez que fornece, sobre uma única interface, capacidades de descoberta e recuperação de informação proveniente de fontes de dados heterogéneas.  

O utilizador poderá realizar pesquisas transversais em todos os registos recolhidos (pesquisa simples) ou realizar pesquisas mais específicas em determinados campos de informação, sobre determinadas fontes de informação, em conjugação com outros filtros (pesquisa avançada). Pode, por exemplo, pesquisar sobre todos os campos de todos os registos de todos os repositórios, ou simplesmente pesquisar no Título dos repositórios A e B.

Os resultados da pesquisa são consolidados e indexados por título, autor, assunto, datas, ou outros atributos previamente configurados.

Por norma, os resultados de pesquisa apresentam apenas um subconjunto da metainformação do registo original, a qual deverá ser suficiente para identificar a informação que se procura. Para auxiliar a identificação dessa informação, também é recolhida e apresentada, quando existente, uma miniatura do documento associado.

Após localizar a informação pretendida, o utilizador pode consultar o registo de informação no seu contexto original, sendo encaminhado para a fonte de dados que forneceu esse registo, no qual será apresentada a informação completa (metainformação e ficheiros associados, caso existam), e a partir do qual poderão ser desencadeados serviços adicionais (e.g. empréstimo de documentos).

O design gráfico deste módulo pode ser adaptado para ir ao encontro da identidade visual do cliente.

Administration

O Retrievo é acompanhado de um módulo de administração que permite ao utilizador configurar e gerir todo o sistema. Entre as operações disponíveis, é possível listar, modificar e adicionar novas fontes de informação para agregação e disponibilização nas interfaces de pesquisa, bem como configurar os seus parâmetros de agregação.

Permite também consultar estatísticas de agregação, relatórios de problemas ocorridos durante a agregação, estatísticas de crescimento do número de registos por fonte de dados, bem como estatísticas de consulta, entre outros indicadores.

OAI-PMH data provider

O Retrievo recolhe e concentra informação de várias fontes de informação. Esta informação é validada, normalizada e devidamente indexada para suportar as pesquisas realizadas através do Módulo Discovery.

Uma vez reunida informação anteriormente dispersa, o Retrievo pode fornecer informação a outros portais agregadores de conteúdos (e.g. Europeana, Portal Europeu de Arquivos, OpenAire, etc.) , recorrendo ao módulo OAI-PMH Data Provider.

Este módulo permite, assim, a criação de um canal único de fornecimento de informação a outros portais, evitando a necessidade de estabelecer adesões a título individual para cada uma das fontes de dados associadas ao Retrievo.

Este módulo disponibiliza a informação através do protocolo OAI-PMH ou através de ficheiros para envio através de mecanismos assíncronos (e.g. FTP). Os formatos de metadados suportados são o DC (Dublin Core) e o apeEAD (formato de dados promovido pelo Portal Europeu de Arquivos).

Modalidades

StandardMais popular

Preço sob consulta
  • Fontes de 1 instituição
    Agregação e pesquisa de fontes de dados de 1 instituição
  • Inclui todos os módulos
    Discovery, Administration, OAI-PMH data provider
  • Instalação e configuração
    Configuração de formatos de agregação e visualização
  • Adaptação gráfica
    Design de acordo com a identidade do cliente
  • Helpdesk
    5 contas para apoio ao cliente
  • Manutenção e suporte
    Alteração de configurações, resolução de problemas
  • Acesso a novas versões
    Uma major version para contratos de manutenção de 3 anos
  • Serviços opcionais
    Consultoria, formação, desenvolvimentos à medida
Contacte-nos

Premium

Preço sob consulta
  • Múltiplas instituições
    Agregação e pesquisa em fontes de dados de múltiplas instituições
  • Inclui todos os módulos
    Discovery, Administration, OAI-PMH data provider
  • Instalação e configuração
    Configuração de formatos de agregação e visualização
  • Adaptação gráfica
    Design de acordo com a identidade do cliente
  • Helpdesk
    10 contas para apoio ao cliente
  • Manutenção e suporte
    Alteração de configurações, resolução de problemas
  • Acesso a novas versões
    Uma major version para contratos de manutenção de 3 anos
  • Serviços opcionais
    Consultoria, formação, desenvolvimentos à medida
Contacte-nos

Cloud

Preço sob consulta
  • Múltiplas instituições
    Agregação e pesquisa de fontes de dados de múltiplas instituições
  • Inclui todos os módulos
    Discovery, Administration, OAI-PMH data provider
  • Instalação e configuração
    Configuração de formatos de agregação e visualização
  • Adaptação gráfica
    Design de acordo com a identidade do cliente
  • Helpdesk
    10 contas para apoio ao cliente
  • Manutenção e suporte
    Alteração de configurações, resolução de problemas
  • Acesso a novas versões
    Uma major version para contratos de manutenção de 3 anos
  • Alojamento na cloud
    Disponibilidade de serviço superior a 99%
  • Backups
    Backups diários para localizações geográficas distintas
  • Exportação de dados
    O cliente poderá exportar todos os seus dados
  • Serviços opcionais
    Consultoria, formação, desenvolvimentos à medida
Contacte-nos

Referências