museo

Software para gestão e inventariação

de coleções de objetos culturais

O Museo é um software de gestão de património museológico desenvolvido especificamente para a inventariação de objetos culturais, independentemente da sua tipologia, material ou imaterial.

Este software tem a capacidade de ser configurado para responder às necessidades específicas de cada instituição, tanto ao nível do modelo de dados, como ao nível do design das suas interfaces gráficas. Isto significa que os elementos de informação que descrevem cada peça inventariada podem ser modificados para satisfazer necessidades particulares e que o aspeto visual da aplicação pode ser adaptado para ir ao encontro da identidade gráfica do cliente.

Por ser altamente configurável, adapta-se com extrema rapidez e flexibilidade aos requisitos de qualquer instituição, respondendo, em tempo-real, às suas necessidades e requisitos técnicos.

O Museo estimula a produtividade dos seus utilizadores através de interfaces gráficas que permitem que as operações mais frequentes sejam realizadas à distância de um clique. Os formulários de introdução de dados foram desenhados de modo a maximizar facilidade de uso, estando dispostos num único painel, evitando a necessidade de navegação ao longo de múltiplas abas e janelas.

Este software permite também que o museu desempenhe facilmente uma das suas principais missões – comunicar com o seu público e divulgar o património cultural. Fá-lo, permitindo a publicação do inventário através do seu módulo de acesso público. A navegação neste módulo é simples, permitindo a pesquisa, e apresentando fotografias das peças, informação sobre as mesmas e outras informações de contexto (e.g. documentação associada).

Vantagens Museo

01. Gestão integrada de vários núcleos museológicos

O Museo permite a gestão de vários núcleos museológicos numa única instância da aplicação. Uma instituição que tutela um conjunto de museus (e.g. um município) apenas necessita de adquirir uma licença do produto, podendo realizar uma gestão centralizada de todo o inventário sem nunca perder a capacidade de segregar a informação específica de cada museu.

02. Baixo custo de aprovisionamento

O Museo não necessita de um sistema de gestão de base de dados, o que diminui a complexidade do sistema e reduz os custos de licenciamento.
Adicionalmente, o Museo opera sobre um sistema operativo open-source, i.e. Linux, permitindo uma redução de custos ao nível da infraestrutura e diminuindo os encargos do cliente em termos de aprovisionamento.

03. Maior produtividade através da realização de operações automáticas

O software dispõe de opções avançadas que permitem configurar mecanismos de preenchimento automático de campos de metainformação a partir dos ficheiros associados às peças (e.g. título, datas, autores).
Além disso, permite realizar pesquisas dentro do conteúdo dos documentos, o que facilita a recuperação de informação quando os registos de inventário contêm pouca metainformação.

04. Divulgar mais e melhor

O Museo implementa um conjunto de protocolos de comunicação que o tornam compatível com sistemas desenvolvidos por terceiros, como por exemplo, portais agregadores de conteúdos como é o caso da Europeana ou sistemas de gestão documental que possam existir na organização.
Sem preocupações, a informação pública gerida pelo Museo pode ser disseminada internacionalmente, aumentando consideravelmente a visibilidade da instituição, do seu património, e incrementando, deste modo, o número de visitantes.

05. Compatível com qualquer plataforma

O Museo é uma solução 100% Web. Para utilizar o sistema, apenas necessita de um browser.
O software está centralizado num servidor, não havendo a necessidade de instalação de aplicações nos postos de trabalho dos utilizadores.
O acesso ao sistema poderá ser feito em qualquer parte e a partir de qualquer dispositivo, desktop ou tablet.

Manager

O Manager é o módulo utilizado pelos técnicos do museu, disponibilizando funcionalidades de inventariação, pesquisa de informação, reporting, gestão de coleções, exposições, registo de intervenções de conservação e restauro, etc.

O sistema disponibiliza um conjunto de filtros pré-definidos que permite selecionar rapidamente a informação desejada (e.g. registos favoritos, públicos, criados pelo utilizador, etc.). Permite, ainda, filtrar por tipologia documental,  termos de vocabulários controlados, texto livre, etc.

O utilizador é apoiado durante a criação e edição de registos de informação, na medida em que é alertado para o preenchimento de campos obrigatórios e cumprimento dos formatos definidos, apresentando textos de ajuda no preenchimento da informação, conferindo assim uma maior conformidade do inventário com as políticas internas estabelecidas.

O módulo Manager permite ao administrador definir novos tipos de registos, os campos de informação associados a cada tipo de registo, gerir vocabulários controlados, criar relações entre registos, entre outras operações.

É também a partir deste módulo que se podem consultar relatórios e estatísticas de utilização do sistema, imprimir registos, exportar informação, entre outras funcionalidades.

Community

O módulo Community cumpre a função de portal público da instituição, permitindo a um utilizador externo pesquisar e consultar o inventário do museu. A interface deste módulo pode ser personalizada à custa de temas, de forma a refletir a identidade gráfica da instituição.

Este módulo foi concebido tendo como principal preocupação a facilidade de uso na navegação e pesquisa de informação. Oferece uma pesquisa básica sobre todos os atributos de um registo e uma pesquisa avançada para consultas mais refinadas.

Durante o seu desenvolvimento houve a preocupação de atender aos utilizadores que se dirigem ao portal pela primeira vez, permitindo ao utilizador a identificação imediata do conteúdo existente no inventário, sendo possível navegar diretamente para a informação relevante a partir de tipologias e classificações previamente atribuídas. À medida que se vai navegando nos registos, são apresentadas hiperligações para registos relacionados.

No contexto das instituições patrimoniais, tem-se verificado uma tendência para a digitalização das suas coleções (fotografia, vídeo, ou outros formatos). Um dos principais objetivos deste processo é promover a divulgação e preservação do património. O software Museo segue esta tendência e disponibiliza, de forma integrada, um conjunto de visualizadores multimédia para que a consulta de representações digitais em vários formatos de imagem, áudio, vídeo e texto seja possível.

OAI-PMH

O módulo OAI-PMH permite disponibilizar registos através do protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting). Este protocolo é utilizado por agregadores de metainformação como a Europeana para recolher registos de informação e permitir que sejam criados serviços de maior valor acrescentado, e.g. catálogos coletivos, estatísticas e serviços de referenciação.

De forma automática, a informação pública gerida pelo Museo, pode ser fornecida a este tipo de portais, aumentando assim a visibilidade da instituição num contexto nacional e internacional.

Modalidades

Standard

Preço sob consulta
  • 1 museu
  • Inclui todos os módulos
    Manager, Community, OAI-PMH
  • Instalação e configuração
    Configuração de modelo de dados para 1 museu
  • Adaptação gráfica
    Design de acordo com a identidade do cliente
  • Helpdesk
    5 contas para apoio ao cliente
  • Manutenção e suporte
    Alteração de configurações, resolução de problemas
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Referências