O Parlamento Europeu decidiu proclamar o ano de 2018 como o «Ano Europeu do Património Cultural». Os objetivos do Ano Europeu são encorajar as pessoas a explorar o rico e diverso património cultural da Europa, celebrar, conhecer e proteger o seu valor único e refletir no papel que o património cultural tem na nossa vida.

Para cada Estado-Membro foi designado um Coordenador Nacional para o Ano Europeu do Património Cultural 2018, tendo esta responsabilidade sido delegada no Centro Nacional de Cultura a Guilherme d’Oliveira Martins. A agilização prática das iniciativas e eventos relacionados com o Ano Europeu do Património Cultural está a cargo da Direção-Geral do Património Cultural, responsável pela gestão do património cultural em Portugal continental.

Guilherme d’Oliveira Martins apela às escolas e sociedade civil para se envolverem no conhecimento da herança material e imaterial. Às escolas pede-se que adotem um monumento, que será possível através de uma aplicação digital que está a ser preparada. Às associações, o comissário pede que mobilizem a sociedade civil. A ordem é saber preservar o legado de séculos para o poder passar às futuras gerações.

De acordo com o Coordenador Nacional, “as duas iniciativas mais importantes que terão lugar neste ano são: o aprofundamento da investigação científica e a mobilização dos mais jovens, desde a educação pré-escolar, ensino básico, etc. Estamos certos que essa mobilização será muito importante. Um estudo recente do Eurobarómetro em relação a Portugal diz duas coisas contraditórias. A primeira é que cuidamos, conhecemos e somos dos países que mais valorizamos o património; mas quanto à mobilização para as iniciativas somos dos Estados da União com menos envolvimento. Isso obriga-nos a articular as coisas. Temos de ter consequências práticas.”

Neste portal poderão ser consultadas todas as atividades decorrentes desta iniciativa.

Fonte e mais informações: http://rr.sapo.pt/noticia/102007/2018-e-o-ano-europeu-do-patrimonio-um-alerta-e-uma-chamada-a-participacao

Share