Sabe o que é a Bibliometria? Fique a saber tudo!

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Pretende identificar as fontes de informação e as bases de dados disponíveis para a análise bibliométrica da ciência e reconhecer as potencialidades e os limites dos indicadores bibliométricos e das propostas alternativas para a medição da ciência? Então esta formação é para si!

Últimas vagas para a ação de formação “Introdução à bibliometria para a avaliação da informação científica” (12 horas), agendada em Lisboa nos dias 4 a 5 de novembro de 2019, ministrada pela formadora Silvana Roque de Oliveira e com realização confirmada.

Dirigida preferencialmente a formandos que pretendam desenvolver a sua atividade em serviços de informação no âmbito do Ensino Superior e da investigação científica, ou, estando já integrados nesses serviços, não possuam conhecimentos na área da Bibliometria ou precisem de uma reciclagem, esta ação tem por objetivo:

– Conhecer as especificidades e os limites das bases de dados bibliométricas;
– Escolher as fontes de informação e os indicadores mais adequados às diversas áreas científicas;
– Compreender os diferentes níveis de análise bibliométrica;
– Refletir criticamente sobre o papel dos indicadores bibliométricos tradicionais e alternativos para avaliar a informação e a atividade científicas;
– Identificar um conjunto de boas práticas na análise bibliométrica da ciência.

Não perca esta oportunidade de atualizar os seus conhecimentos e melhorar o seu desempenho profissional.

A inscrição deve ser realizada antecipadamente até dia 24 de outubro de 2019 através do formulário em linha.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte o Setor da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt.

Fonte: https://www.bad.pt/noticia/2019/10/11/saiba-tudo-sobre-a-bibliometria/

KEEP SOLUTIONS marca presença no 13º Encontro Nacional de Arquivos Municipais

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O 13º Encontro Nacional de Arquivos Municipais arrancou hoje e promete dois dias de debate e partilha de conhecimento e experiência sobre gestão documental em arquivos municipais.

A KEEP SOLUTIONS, sendo detentora do Archeevo, um produto de software para a gestão de arquivos, utilizado por metade dos municípios que têm algum tipo de software para o efeito, não poderia deixar de participar neste evento que reúne em todas as edições várias dezenas de profissionais da área dos arquivos.

Para além de ser patrocinadora do evento, a KEEP SOLUTIONS faz questão de marcar presença neste encontro que está a decorrer no auditório da Casa das Histórias Paula Rego e que conta com a participação de reconhecidos especialistas que se debruçarão sobre temas como a descentralização e transferência de competências, interoperabilidade e trabalho em rede e recuperação da informação.

KEEP SOLUTIONS lança software inovador para gestão de informação arqueológica

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Chama-se Alcaide e é o primeiro software comercial do país desenvolvido de raiz para gerir escavações arqueológicas. A KEEP SOLUTIONS lança-se, assim, numa nova área de mercado, para a qual ainda não existem produtos de software de qualidade profissional. A empresa reforça, assim, a sua posição nos domínios onde já se encontra posicionada, nomeadamente o cultural e patrimonial.

O Alcaide é um sistema de informação arqueológica especialmente desenvolvido para a gestão de escavações arqueológicas e tem como missão apoiar gestores e técnicos especialistas na gestão de informação produzida ao durante projetos arqueológicos.

A solução assenta num conjunto de boas práticas, testadas em campo e assentes em normas internacionais.

Segundo o principal responsável pela criação do Alcaide, engenheiro de sistemas e arqueólogo, Gonçalo Ferreira, “A ideia do Alcaide surgiu quando ainda era estudante de Arqueologia mas foi durante um projeto de escavação no Campo Arqueológico de Proença-a-Nova que senti que seria excelente se houvesse uma ferramenta digital para apoiar o registo arqueológico, que permitisse poder dedicar mais tempo ao trabalho arqueológico e menos ao trabalho administrativo. Desenvolvi nessa altura uma aplicação rudimentar, que em pouco tempo se tornou essencial para o nosso trabalho, ao ponto de já não conseguirmos trabalhar sem ela”.

A KEEP SOLUTIONS, juntamente com Gonçalo Ferreira, agora colaborador da empresa, aproveitou o conceito inicial do Alcaide e transformou-o num software altamente inovador, completo, eficiente e de fácil utilização.

Quais as principais vantagens de utilizarmos o Alcaide durante um projeto de escavação?
• Maior segurança e preservação da informação produzida durante as atividades de escavação, i.e., perdas de informação por danificação do papel e restantes equipamentos deixa de ser um problema;
• Poupança de tempo e esforço na execução das tarefas;
• Geração automática de plantas e matrizes de Harris;
• Produção de relatórios de atividade automáticos, essenciais para reportar à tutela;
• Informação disponível a toda a hora e a partir de qualquer lugar;
• Possibilidade de consultar e introduzir dados a partir de dispositivos móveis;
• Localização de informação facilitada através de mecanismos de pesquisa;
• Gestão de atividades logísticas inerentes a projetos de escavação.

Screenshot da aplicação Alcaide

 

Consulte toda a informação sobre o Alcaide disponível no site da KEEP SOLUTIONS ou no whitepaper do produto.

A KEEP SOLUTIONS disponibiliza também a todos os interessados um demonstrador do Alcaide para que possam conhecer e explorar todas as funcionalidades do software.

Acreditamos que este é mais um reflexo do crescimento que a empresa tem vindo a registar e é, com certeza, mais um motivo de orgulho de toda a equipa KEEP SOLUTIONS.

Programa do 3º Workshop Nacional sobre o Koha já está disponível!

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A KEEP SOLUTIONS em cooperação com a Universidade Católica Portuguesa (UCP) irá realizar no próximo dia 25 de outubro o 3º Workshop Nacional sobre o Koha: Desafios e oportunidades das bibliotecas digitais, na sede da UCP, em Lisboa.

O programa do evento já está disponível!

Neste workshop estará presente um representante da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) que fará uma reflexão sobre o tema “As bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas: desafios analógicos em tempos do Digital”.

A KEEP SOLUTIONS irá fazer a apresentação do software através de uma abordagem sobre a evolução do Koha nos últimos 10 anos em Portugal. De seguida, serão expostas as novas funcionalidades e aspetos inovadores do Koha, nomeadamente as componentes de suporte às bibliotecas digitais.

Haverá também espaço para ouvirmos os testemunhos de algumas das instituições que utilizam o Koha para a gestão das suas bibliotecas: a Universidade Católica Portuguesa, a Rede de Bibliotecas de Arcos de Valdevez e os Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.

Conheça o programa completo e faça já a sua inscrição!

Curadoria e preservação digital para as organizações

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Estão abertas as incrições para a ação de formação “Curadoria e preservação digital para as organizações” (12 horas), agendada em Lisboa em horário pós-laboral, nos dias 22, 24, 25 e 29 de outubro de 2019 e ministrada pelo formador Luís Corujo.

Dirigida preferencialmente a profissionais que desejem tomar conhecimento ou necessitem de desenvolver planos de preservação digital em contexto organizacional, esta ação tem por objetivo:

– Identificar os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, produção e gestão de projetos de Preservação e Curadoria Digital;
– Inferir dos diferentes domínios e funções das organizações, procedimentos para manutenção e tratamento da informação no âmbito da Preservação e Curadoria Digital;
– Dar a conhecer as soluções e mecanismos utilizados no desenvolvimento de projetos de Preservação e Curadoria Digital;
– Compreender as necessidades de Auditoria e Certificação decorrentes da especificidade tecnológica dos projetos de Preservação e Curadoria Digital;
– Alertar para as necessidades específicas relacionadas com a comunicação e promoção da Preservação e Curadoria nas organizações produtoras/detentoras de informação digital e potenciais utilizadores/utentes/públicos/clientes.

A inscrição deve ser realizada antecipadamente, até dia 14 de outubro de 2019, através do formulário em linha.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt

Fonte: https://www.bad.pt/noticia/2019/10/02/curadoria-e-preservacao-digital-em-destaque/

KEEP SOLUTIONS vai participar em evento do eArchiving em Bruxelas

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“Meet eArchiving: learn how to preserve, migrate, reuse and trust your data” é o nome do evento sobre o eArchiving que decorrerá nos próximos dias 4 e 5 de dezembro de 2019, em Bruxelas.

O evento é organizado pelo Connecting Europe Facility (CEF), um programa da União Europeia, e pretende mostrar como o eArchiving pode ajudar a garantir que o acesso aos dados permaneça seguro, sendo uma preciosa ajuda no processo de arquivar digitalmente qualquer tipo de dados. Neste encontro será também abordada a importância do eArchiving na consolidação do Mercado Único Digital.

A KEEP SOLUTIONS, que participou na construção do eArchiving Building Block foi convidada pela organização do evento a mostrar o seu trabalho na área da preservação digital. Fará uma apresentação do RODA – software para preservação digital de longa duração e dos seus mais recentes desenvolvimentos.

Consulte toda a informação disponível em: https://ec.europa.eu/cefdigital/wiki/display/CEFDIGITAL/Meet+eArchiving

13º Encontro Nacional de Arquivos Municipais – Programa final

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Num momento em que se anunciam mudanças estruturais nas autarquias no âmbito da gestão da informação decorrentes dos desafios da desmaterialização, importa refletir sobre as novas formas de arquivo que impõem um acesso mediado pela tecnologia.

Neste contexto, assumem particular relevo os cuidados a ter para garantir o acesso continuado à informação de arquivo, sendo que as formas de representação da informação, a preservação digital e o projeto da nova Portaria de Gestão Documental, contribuirão de forma definitiva para esse propósito.

A Associação, através do seu Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais e a Câmara Municipal de Cascais, vão organizar nos próximos dias 18 e 19 de outubro, em Cascais o 13º Encontro Nacional de Arquivos Municipais. Esta nova edição que conta com especialistas nacionais e internacionais apresenta-se como uma oportunidade para refletir sobre as soluções que permitam às autarquias preparar-se para os desafios do novo paradigma dos seus arquivos.

Consulte o programa e inscreva-se já.

Fonte: Notícia BAD

Formação contínua sobre descrição bibliográfica

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A BAD informa que estão abertas as inscrições para a ação de formação contínua “Tratamento documental: descrição bibliográfica” (25 horas), agendada em Lisboa de 22 a 25 de outubro de 2019 e ministrada pela formadora Marta Gomes.

Se pretende compreender os mecanismos de produção e processamento de diferentes tipologias documentais, então esta formação é para si!

Dirigida preferencialmente a profissionais que exerçam, ou não, funções em bibliotecas e que não disponham de formação de base ou que necessitem de reciclagem, esta ação tem por objetivo produzir descrições bibliográficas normalizadas de documentos e respectivos pontos de acesso.

A inscrição deve ser realizada antecipadamente, até dia 14 de outubro de 2019, através do formulário em linha.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte o Setor da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt

Fonte: https://www.bad.pt/noticia/2019/10/01/formacao-continua-sobre-descricao-bibliografica/

KEEP SOLUTIONS patrocina o 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

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Nos dias 4 e 5 de novembro de 2019, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a DGLAB e o Município de Leiria, em colaboração com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, promovem o 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que, nesta edição, tem como tema os “25 anos do Manifesto da UNESCO/Serviços, comunidades e literacias: ainda precisamos de bibliotecas?”

O Manifesto proclama a crença da UNESCO na biblioteca pública como uma força viva para a educação, cultura e informação e como um agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual dos cidadãos. Nele, a biblioteca pública é considerada como sendo central para a liberdade e equidade de acesso à informação e ao conhecimento para todas as pessoas, devendo ter como principal objetivo desenvolver as competências de literacia das comunidades.

Neste ano de celebração dos 25 anos após a sua ratificação e mais de 30 anos passados sobre a criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, pretende-se fomentar a reflexão sobre o papel da biblioteca pública na comunidade, no nosso tempo.

Assim, desafiamos os seus bibliotecários, em todo o país, a participar neste momento de reflexão sobre a forma como o Manifesto se relaciona com sua biblioteca: Quais das 12 missões do Manifesto estão a ser privilegiadas? A que públicos será prioritário atender? Quais aqueles que estão a ser desconsiderados? Quais os principais obstáculos para a concretização da missão da biblioteca pública? Que desafios enfrentam ? Qual o seu papel na sociedade atual?

A KEEP SOLUTIONS será uma das empresas patrocinadoras deste evento.

Formulário de inscrição

Fonte e mais informações: http://dglab.gov.pt/15o-encontro-da-rede-nacional-de-bibliotecas-publicas/

Jornada DGLAB: Preservar informação cultural e científica em formato digital

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A Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas em conjunto com a equipa instaladora do Arquivo do Som vai organizar no Arquivo Nacional / Torre do Tombo, na tarde do próximo dia 10 de outubro, uma jornada intitulada Preservar informação cultural e científica em formato digital: Como assegurar a continuidade de acesso a informação digital cultural e a estabilidade evolutiva da plataforma tecnológica que a preserva?

Com este evento pretende-se discutir:

• A dependência de fabricantes ou desenvolvedores relativamente à manutenção preventiva e evolutiva de sistemas ou aplicações;
• A dependência de fornecedores de soluções de armazenamento sejam estas proporcionadas através de data centers remotos, nuvem ou data centers residentes nas instalações da instituição produtora;
• As particularidades da informação cultural- patrimonial, artística ou performativa – no que respeita a continuidade de acesso, utilização e preservação a longo prazo;
• A segurança e necessidade de resiliência a erros evidentes ou latentes ocorridos na plataforma tecnológica, os quais tendem a aumentar de forma proporcional à passagem do tempo;
• As migrações da plataforma tecnológica que são necessárias prever de forma planeada ao longo do tempo de longa duração;
• A estabilidade orçamental (ou falta dela) necessária para assegurar a continuidade da plataforma tecnológica.

Público-alvo:
Público em geral

Data de realização:
10 de outubro de 2019
14:30 – 18:30 horas

Local de realização:
Sala de conferências do Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Alameda da Universidade
1649-010 Lisboa

Participação:
Gratuita, mas sujeita a inscrição.

Programa provisório

Fonte: http://1seminariopreservacaopatrimoniodigital.dglab.gov.pt/preservar-informacao-cultural-e-cientifica-digital/