Nos passados dias 2 e 3 de julho decorreu nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa o Encontro de Arquivos da Administração Pública.

O primeiro dia deste encontro iniciou com uma reflexão à política dos arquivos nacionais, seguindo-se o painel sobre “Os aquivos em contexto de reforma”, onde foram apresentados os casos da Secretária-Geral do Ministério da Economia, do Arquivo Histórico Ultramarino, da Assembleia Distrital de Lisboa e ainda da Secretária-Geral do Ministério da Administração Interna.

Durante a tarde houve lugar a mais dois painéis, o “Acesso à Informação” e o “Acesso e Preservação Digital”. Nestes dois momentos patenteou-se a importância da informação, o poder que esta acarreta, a legislação e a necessidade urgente de bons profissionais que possam fazer uma boa seleção, avaliação e armazenamento da informação. Só desta forma – a informação – pode servir a sociedade, pode ser transformada em conhecimento e pode ser considerada como poder. Desta forma, os profissionais da informação terão a oportunidade de frisar a sua importância como também da informação que custodiam.

No último dia deste Encontro, o painel da parte da manhã teve como tema “Tratar para disponibilizar”. Foi uma sessão carregada de exemplos, boas práticas e testemunhos de várias instituições, tais como o Instituto Nacional de Estatística, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o Arquivo Histórico Militar, a Guarda Nacional Republicana, entre outros. Da parte da tarde assistiu-se a um painel sobre “Política de Gestão da Informação” igualmente apresentado com diversos testemunhos e com um debate sempre rico e aceso.

A KEEP SOLUTIONS teve o prazer de ser patrocinador e estar presente através do Luís Miguel Ferros, Rui Rodrigues e Sara Guimarães neste belíssimo Encontro, que contou com uma casa cheia, acesos debates e assuntos tão em voga na ordem do dia.

Share