Press release

Universidade do Minho vai ter novo sistema para a gestão das suas bibliotecas. O Koha foi a solução escolhida!

2020-07-03 No Comments

A Universidade do Minho irá contar, em breve, com um novo software para gestão integrada das suas bibliotecas. A implementação já foi iniciada e será o Koha que fará a gestão das 22 bibliotecas dependentes. A empresa KEEP SOLUTIONS será responsável pelo projeto de implementação e suporte do sistema.

O projeto encontra-se em fase de implementação, o que contempla a instalação do sistema, configuração das regras de funcionamento das bibliotecas, migração de todos os dados legados, integração com sistema de autenticação, formação de utilizadores.

Fazem parte deste projeto as bibliotecas do Serviço de Documentação e Bibliotecas (SDB), a Biblioteca Pública de Braga (BPB), a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) e ainda a Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento (BSMS).

Cada uma destas entidades terá uma instância independente do software Koha, o que permitirá a configuração de políticas, parametrizações e configurações específicas, nomeadamente ao nível das regras de circulação de documentos, tipos de documentos, tipos de utilizadores, modelos de catalogação, etiquetas, mensagens, design gráfico, etc.

O projeto inclui, ainda, a implementação do software Retrievo, um portal de pesquisa que agregará a informação das várias bibliotecas. Este portal irá disponibilizar um único ponto de acesso e pesquisa a todos recursos de informação existentes nas diversas bibliotecas.

Sobre este projeto, o Diretor comercial da KEEP SOLUTIONS, Luís Miguel Ferros, afirma: “este é um enorme desafio e um projeto do qual nos orgulhamos muito, devido à sua dimensão e por se tratar de uma instituição de referência no ensino e na investigação em Portugal”.

A opção pelo Koha segue a posição da Universidade do Minho na adoção de sistemas abertos e na implementação de políticas de acesso aberto à informação.

O Koha é uma solução open-source de gestão integrada de bibliotecas que permite gerir os processos administrativos de uma biblioteca bem como a comunicação com os seus leitores. É um software 100% baseado em tecnologias Web e compatível com as principais normas internacionais da área da biblioteconomia.
Entre outras vantagens, o Koha não tem custos de licenciamento, é independente de fornecedor, é completamente configurável de acordo com os regulamentos de cada instituição, tem suporte para redes de bibliotecas e garante uma maior proximidade com os leitores.

Universidade do Minho
Fundada no ano de 1973, a Universidade do Minho recebeu os primeiros estudantes no ano letivo de 1975/76. Hoje, a Universidade é reconhecida pela competência e qualidade dos professores, pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo seu alto nível de interação com outras instituições. Por estas razões, a Universidade do Minho é um agente central na região, uma importante referência nacional e um parceiro reconhecido no panorama europeu e global.
O Serviço de Documentação e Bibliotecas (SDB) participa desde a primeira hora em iniciativas do movimento Open Access. Nos últimos anos têm vindo a consolidar a sua posição como instituição de referência no âmbito do Open Access, com a participação e coordenação de diferentes projetos e iniciativas a nível nacional e internacional.

KEEP SOLUTIONS, spin-off da Universidade do Minho
A KEEP SOLUTIONS é uma empresa que tem como missão o fornecimento de soluções avançadas para gestão e preservação de informação.
Iniciou a sua atividade em 2008, tendo adquirido o estatuto de spin-off académica da Universidade do Minho, por se tratar de uma iniciativa empresarial com fortes laços de cooperação com centros de investigação e departamentos desta instituição.