News

KEEP SOLUTIONS e DPC promovem workshop online sobre o DBPTK

2020-06-29 No Comments

A preservação das bases de dados é um desafio para muitos na comunidade de preservação digital. As bases de dados normalmente contem informação de grande valor para instituições e empresas que deve ser preservado a longo prazo por razões estratégicas, legais ou patrimoniais.

Muitas instituições enfrentam desafios com a preservação do conteúdo das bases de dados à medida que o software se torna obsoleto, os sistemas de produção ficam sobrecarregados com registos herdados ou o ciclo de vida da informação armazenada chega à fase de arquivo.

A KEEP SOLUTIONS, em cooperação com a Digital Preservation Coalition (DPC), está a promover um workshop sobre preservação de bases de dados intitulado “Database preservation using the Database Preservation Toolkit and SIARD : a practical workshop”, que acontecerá online, na plataforma Zoom, nos dias 29 e 30 de julho de 2020.

O workshop ficará a cargo de Luís Faria e Miguel Guimarães, da KEEP SOLUTIONS.

Nste workshop, os participantes terão a oportunidade de explorar uma ferramenta open-source para preservação de bases de dados, o Database Preservation Toolkit (DBPTK). Os participantes terão acesso a apresentações, demonstrações e casos de estudo, mas também, numa componente mais prática, serão desafiados a resolverem exercícios e a colocarem em prática os conteúdos aprendidos.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O WORKSHOP

O Database Preservation Toolkit (DBPTK) é uma ferramenta que permite o armazenamento e preservação de bases de dados relacionais em formatos standard. A KEEP SOLUTIONS fornece os serviços associados à implementação e manutenção do DBPTK.

Saiba mais em Database-preservation.com.