News

Novas estruturas romanas descobertas nas Termas Romanas de Évora

2020-06-22 No Comments

Na sequência de escavações arqueológicas que estão a decorrer nas Termas Romanas de Évora, situadas no edifício dos Paços do Concelho (Praça de Sertório), foram feitas descobertas importantes.

Estas escavações promovidas pelo Município, decorrem como antecâmara para a estruturação de um projecto de musealização deste legado patrimonial.

De acordo com a informação disponibilizada, “esta nova campanha iniciou-se em Setembro de 2019, sob direcção científica de técnicos municipais e da Direcção Regional de Cultura, e tem contado com a colaboração permanente de contou com a colaboração de inúmeros estudantes de Arqueologia da Universidade de Évora.”

A Autarquia adianta ainda que “os resultados obtidos até agora, ainda preliminares, revelaram novas informações acerca deste espaço, como é o caso de uma nova sala, de forma semicircular, bem como vestígios que atestam várias reestruturações do edifício termal, espaçadas em cronologias que vão do século I d.C. (data fundacional) até ao séc. IV, em contexto de ocupação romana.”

“Todo o trabalho realizado até agora tem sido alvo de registo fotogramétrico, proporcionando uma maior celeridade no acesso aos dados arqueológicos, bem como a abertura de possibilidades em termos de divulgação futura ao público. O espólio recolhido está neste momento em estudo e ficará em depósito na Reserva Arqueológica Municipal, tendo sido iniciadas diligências para o seu registo digital e musealização”, conclui a edilidade.

Fonte: https://odigital.pt/novas-estruturas-romanas-descobertas-nas-termas-romanas-de-evora/