News

Município de Portimão vai ter novo museu. Saiba onde!

2020-06-12 No Comments

A câmara municipal de Portimão aprovou a abertura de procedimento para a requalificação do edifício de Alvor do Instituto de Socorros a Náufragos e respetivo salva-vidas, visando transformar o conjunto num espaço museológico dinâmico.

Para a realização desta empreitada, está previsto um investimento total de 312 mil e 800 euros, dos quais 218.960 euros virão da taxa de comparticipação de 70% que compete ao FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquanto os restantes 93.840 euros pertencem ao Município de Portimão.

Segundo a autarquia «o objetivo é criar um centro interpretativo que valorize a história e atualidade do património natural e marítimo de Alvor, transformando-o numa ferramenta de qualificação da zona urbana ribeirinha da vila, e de sensibilização e dinamização ambiental e sociocultural desta comunidade piscatória junto dos visitantes».

A medida pretende também combater a sazonalidade e o estereótipo “sol e praia” associado ao turismo praticado na região algarvia, promovendo em simultâneo a interação entre os residentes e os turistas.

A intervenção arquitetónica prevista recuperará a fachada e o interior da Estação Salva-vidas de Alvor, que será transformada em centro interpretativo da história do Salva-vidas em Alvor, das suas memórias, bem como dos saberes e técnicas da realidade piscatória local e da biodiversidade da sua ria.

Fonte: https://www.pportodosmuseus.pt/2020/06/07/municipio-de-portimao-vai-transformar-estacao-salva-vidas-de-alvor-em-museu/