Koha faz a gestão das 27 bibliotecas do município de Oliveira de Azeméis

2019-09-26 No Comments

Oliveira de Azeméis é mais um dos municípios do país que conta com o software Koha para fazer a gestão da rede de bibliotecas do concelho. A biblioteca municipal Ferreira de Castro passou, assim, a estar interligada a todas as outras 26 bibliotecas do concelho, entre as quais bibliotecas escolares, centros escolares, centros de documentação, etc.

O software Koha é uma solução open-source para gestão integrada de bibliotecas, composta por vários módulos que dão suporte a todas as atividades realizadas no contexto de uma biblioteca: catálogo em-linha (OPAC), catalogação, gestão de autoridades, circulação, gestão de utilizadores, aquisições, gestão de periódicos, relatórios, administração e ferramentas. Este software passou a gerir a rede de bibliotecas do município e a implementação e manutenção e suporte ao mesmo ficou a cargo da KEEP SOLUTIONS.

A  KEEP SOLUTIONS foi responsável pela instalação e configuração do novo sistema, adaptação da identidade gráfica, serviço de formação e migração de dados legados, nomeadamente dos registos incluídos no sistema anterior. O projeto incluiu também o desenvolvimento de requisitos específicos, a pedido do cliente, como a integração do Koha com o cartão de cidadão e um mapa de navegação visual nos documentos da biblioteca.

É importante referir que o sucesso desta implementação foi determinado não só pela qualidade técnica da equipa da KEEP SOLUTIONS, mas também pela disponibilidade demonstrada pelos interlocutores do município.

Faça uma visita ao portal online e conheça o catálogo que agrega todo o conteúdo das 27 bibliotecas: https://opac.bm-ferreiradecastro.com/