News

Universidade do Porto apoia criação de futuro Museu de Ciência em Angola

2018-10-18 No Comments

Uma equipa de especialistas portugueses viajou recentemente até à cidade do Lubango (Angola) para dar início aos trabalhos que permitirão apoiar a construção de um futuro Museu/Centro de Ciência e Tecnologia na antiga cidade de Sá da Bandeira, atual capital da província da Huíla.

O projeto integra-se no plano de ação da Cátedra UNESCO Life on Land, uma iniciativa coordenada pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), da Universidade do Porto, dedicada ao desenvolvimento de uma rede colaborativa com instituições de ensino e investigação de seis países africanos na área da conservação da biodiversidade e da gestão e preservação dos recursos e do património natural.

Realizada entre 3 e 6 de outubro, a visita em causa teve como objetivo avaliar a estrutura física do edifício da antiga estação de comboios da cidade que será adaptado para albergar o museu. Da delegação fizeram parte especialistas nas áreas da engenharia, arquitetura, topografia e museologia, sob a coordenação do arquiteto Nuno Valentim e do engenheiro Aníbal Costa, professores das faculdades de Arquitectura e de Engenharia da Universidade do Porto, respetivamente.

O futuro museu será instalado no edifício da antiga estação de comboios da cidade do Lubango. Este vai ser construído a partir das coleções científicas (de botânica e zoologia) do ISCED (Instituto Superior de Ciências da Educação), preservadas pelo Herbário do Lubango, bem como do espólio tecnológico e acervo documental do Caminho de Ferro de Moçâmedes. O projeto, já em fase avançada de elaboração, prevê ainda a criação de polos de investigação científica ligados aos temas da biodiversidade, tecnologia dos caminhos-de-ferro e estudo das dinâmicas sociais desencadeadas pela implantação e desenvolvimento destas infraestruturas na região.

Fonte e mais informações: https://noticias.up.pt/u-porto-apoia-criacao-de-centro-de-ciencia-em-angola/