Notícias

Descobertas novas gravuras rupestres em Guimarães!

2020-09-24 No Comments

A Sociedade Martins Sarmento em colaboração com a Universidade do Minho descobriu novas gravuras rupestres nos Montes de S. Romão e do Coto de Sabroso, em Guimarães.

Entre 1 a 15 de setembro de 2020, numa cooperação habitual da Sociedade Martins Sarmento (SMS) com o Departamento de História da Universidade do Minho (DHUM), decorreu um estágio de campo que teve como objetivo descobrir algumas das gravuras rupestres registadas pelo investigador Martins Sarmento e dar continuidade aos trabalhos iniciados por Daniela Cardoso no âmbito da sua tese de doutoramento intitulada “A Arte Atlântica do Monte de S. Romão (Guimarães) no Contexto da Arte Rupestre Pós-paleolítica da Bacia do Ave – Noroeste Português”.

Em comunicado, a SMS explica que a campanha arqueológica deste ano, dirigida por Ana M. S. Bettencourt (DHUM), em colaboração com Daniela Cardoso (SMS), contou com a presença de cinco alunos do Mestrado em Arqueologia.

Apesar das dificuldades relacionadas com o coberto arbóreo e arbustivo dos terrenos, ainda assim, foi possível descobrir 11 novos sítios com gravuras rupestres, principalmente nas vertentes sudeste e sudoeste do Monte do Coto de Sabroso, na área do Castro de Sabroso e na área da Citânia de Briteiros.

Além da prospeção e da inventariação dos sítios foi realizada a sua limpeza superficial possibilitando o seu levantamento fotográfico diurno e noturno, o seu decalque, assim como o levantamento fotogramétrico. Esta nova tecnologia foi também aplicada a estações rupestres já conhecidas, como é o caso da Quinta do Paço.

As gravuras rupestres agora descobertas revelaram um reportório iconográfico de grande diversidade e originalidade, como é caso de representações de equídeos e de um serpentiforme, refere o comunicado.

Foram ainda descobertas novas estações de arte atlântica, com distintos motivos circulares, onde se inclui um labirintiforme, além de gravuras de simbologia cristã.

A SMS considera que se trata “de um património que urge preservar, quer para valorizar a arqueologia do concelho de Guimarães e o conhecimento do seu passado, quer, porque, em articulação com outros bens patrimoniais, como os já conhecidos monumentos arqueológicos da Citânia de Briteiros e do Castro de Sabroso, poderá constituir um novo atrativo pedagógico e turístico”.

O comunicado assinala, ainda, que, “apesar dos milhares de anos que nos separam destas representações, foi ainda interessante verificar, junto da comunidade local, que alguns dos sítios com arte rupestre que se encontram nos trilhos outrora percorridos por Sarmento e frequentados pela população, permaneceram significantes na ‘memória popular’, quer através da toponímia, quer de lendas como é o caso do lugar das Pegadinhas”.

Apesar destas descobertas, a SMS ressalva que ainda ficaram por identificar muitos dos sítios relatados por Martins Sarmento, que poderão correr perigo de destruição.

Fonte: https://ominho.pt/descobertas-novas-gravuras-rupestres-em-guimaraes/