Notícias

Prémio Ibermuseus já divulgou os vencedores e há um projeto português premiado!

2020-09-22 No Comments

São já conhecidos os vencedores da 11ª edição do Prémio Ibermuseus de Educação, que contou com a participação de 210 projetos, de 16 países.

A presente edição foi direcionada para a realização de projetos virtuais, em resposta à situação imposta pelo COVID-19.

Foram premiados 20 projetos que abordam temas como património histórico e cultural, infância, igualdade de género, culturas nativas, novas tecnologias, além da própria pandemia, provenientes de 13 países – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru, Portugal e Uruguai.

O primeiro prémio foi para o projeto Galería virtual para la infancia, do Museu Artequin Viña del Mar (Chile), o segundo prémio para a Arqueologia Social Inclusiva – Educar pelo Patrimônio nos Museus Orgânicos do Cariri, da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri (Brasil), e o terceiro lugar foi para o projeto La Magdalena, um Caudal de Mujeres, do Museu do Rio Magdalena (Colômbia).

O Museu Arqueológico Municipal José Monteiro pertence à lista dos 20 vencedores, com o projeto “Memórias da Travessia”.

Veja a lista completa dos 20 vencedores aqui.

Todos os projetos serão incorporados no Banco de Boas Práticas do Ibermuseus, que atualmente conta com 240 iniciativas de 20 países.

Fonte: https://www.pportodosmuseus.pt/2020/09/21/premio-ibermuseus-distingue-museu-arqueologico-municipal-jose-monteiro/