Notícias

Projeto pioneiro cria ligação entre bibliotecas públicas do Alto Minho

2020-09-14 No Comments

Ferramenta inovadora permite a pesquisa e acesso a informação de todas as bibliotecas públicas municipais do Alto Minho

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho orgulha-se de apresentar o projeto, recentemente concluído, de implementação de um portal de pesquisa de conteúdos em toda a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM).

O portal é suportado pelo software Retrievo da KEEP SOLUTIONS, um sistema inovador que permite a agregação de conteúdos de diferentes fontes de informação e a pesquisa a partir de um único ponto de acesso.

Os cidadãos, especialmente os habitantes dos 10 municípios minhotos pertencentes à CIM do Alto Minho, têm agora um novo elo de ligação, através do portal, já disponível, em https://bibliotecas.altominho.pt/. Para além de partilharem uma herança cultural extremamente rica, agora partilham também uma imensidão de património documental.

Com o objetivo de proporcionar serviços de informação adequados aos cidadãos, às empresas locais, associações e grupos de interesse, contribuindo para a qualificação dos serviços das bibliotecas públicas e para a promoção e consolidação dos laços com a comunidade envolvente, foi criado um portal que agrega as coleções e fundos documentais das bibliotecas públicas municipais do Alto Minho.

A RIBAM é constituída pelas bibliotecas públicas municipais dos dez municípios do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Nos casos em que já estão formalizadas as redes concelhias de bibliotecas, outras bibliotecas como as escolares e as associativas estão também agregadas às bibliotecas públicas municipais, o que resulta num maior número de recursos associados.

Atualmente, estão disponíveis para consulta online 292.558 registos, provenientes de várias fontes de informação. Dada a quantidade de informação, a criação de uma plataforma que permite pesquisar a partir de um único portal torna-se uma grande ferramenta para a partilha de informação, relevante para toda a região. O portal representa, assim, uma outra dimensão do papel das bibliotecas, assente num trabalho em rede, colaborativo e intermunicipal de promoção do conhecimento local e da preservação e fruição da herança cultural.

Através deste portal, os utilizadores poderão pesquisar e recuperar informação relevante de uma forma simples e eficaz. Para isso, o utilizador apenas precisa de introduzir os termos de pesquisa na plataforma, como se de um motor de busca se tratasse, e depois de localizada a informação no Retrievo, o utilizador é redirecionado para o sistema que contém a informação primária, permitindo-lhe consultar a respetiva informação de forma completa e no seu contexto original.

A CIM Alto Minho pauta-se por ser uma instituição de pessoas e para as pessoas. Como tal, tendo em consideração o maior grau de exigência da população, a vontade de se aproximar dos seus munícipes, bem como a necessidade de modernização de sistemas e a vontade de inovar colocou à disposição este rico espólio de interesse a toda a comunidade, local e não só, apenas à distância de um clique.

Este projeto, foi também, especialmente importante para a KEEP SOLUTIONS. Foi o primeiro projeto de implementação da mais recente versão do software Retrievo, que integra novas funcionalidades para ir ao encontro das necessidades dos seus utilizadores.

Visite o portal da rede intermunicipal de bibliotecas públicas municipais do Alto Minho: https://bibliotecas.altominho.pt/