Notícias

Município de Torre de Moncorvo adotou soluções da KEEP SOLUTIONS para arquivo e biblioteca

2020-09-01 No Comments

Torre de Moncorvo é mais um dos municípios portugueses a adotar soluções da KEEP SOLUTIONS para dar resposta às necessidades do seu arquivo e biblioteca.

O projeto consiste, por um lado, na criação de um Arquivo Municipal Digital, e por outro, na gestão integrada das bibliotecas sob a forma de uma “Plataforma aberta de transparência e proximidade ao munícipe.”

A Biblioteca Municipal e o Centro de Memória passaram a ser geridos pelo software Koha, o que resulta numa relação entre leitor e bibliotecas muito mais próxima e fácil. O utilizador terá acesso a um catálogo online, que agrega a informação dos 2 serviços, e onde, depois de se autenticar, poderá consultar e/ou renovar documentos, efetuar reservas, consultar multas que lhe foram imputadas, alterar as suas informações pessoais, alterar a sua senha de acesso, consultar o seu histórico de empréstimos, submeter sugestões de itens a adquirir pela biblioteca, gerir como pretende ser notificado quando tiver algum item em atraso ou para outro tipo de evento, renovar o período de empréstimo, entre outras operações.

O objetivo desta nova aquisição é permitir que os leitores da biblioteca conheçam o seu acervo e possam interagir com a biblioteca sem terem que se deslocar à mesma.

Relativamente ao Arquivo Municipal, este tem como missão “dar acesso remoto à memória intelectual do Município de Torre de Moncorvo”, e para o confirmar, o município disponibiliza agora, através de um portal online, incluído na implementação do software Archeevo, milhares de documentos sobre a história do município.

Apesar de o Município de Torre de Moncorvo ter investido em soluções inovadoras a pensar no interesse dos seus munícipes, estes não serão os únicos beneficiados com esta nova realidade. Os utilizadores internos, ou seja, arquivistas e bibliotecários, verão o seu trabalho bastante facilitado, uma vez que as duas soluções foram desenvolvidas com uma forte componente de Backoffice.

O Archeevo é o software da KEEP SOLUTIONS para gestão de arquivo intermédios e definitivos, líder de mercado na área de arquivos municipais e o Koha é um software open source no qual a KEEP SOLUTIONS tem tido um papel preponderante no desenvolvimento de novas funcionalidades, para além de fornecer todos os serviços associados à sua implementação e manutenção.

Visite os portais dos serviços disponibilizados pelo Município de Torre de Moncorvo!

Portal do Arquivo Municipal: http://arquivo.cm-moncorvo.pt/
Portal da Biblioteca Municipal: http://biblioteca.torredemoncorvo.pt/cgi-bin/koha/opac-topissues.pl