Notícias

Prémio Arquivo.Pt já tem vencedores. Conheça os projetos selecionados!

2020-08-14 No Comments

Este ano, o Prémio Arquivo.pt distinguiu uma ferramenta para encontrar ligações de entidades escondidas no conteúdo jornalístico português, uma extensão para pesquisa do serviço Arquivo.pt e ainda uma aplicação para explorar os preços do passado.

Miguel Ramalho criou uma ferramenta para “desarquivar” as ligações entre pessoas, organizações ou locais através de notícias dos últimos 20 anos, o Desarquivo. A ideia surgiu depois de ter visto alguns trabalhos relacionados com a investigação Luanda Leaks, que tentavam, com o recurso à tecnologia, analisar os mais de 700 mil documentos de forma a facilitar o trabalho dos jornalistas. A oportunidade certa para pôr a sua ideia em prática foi a participação no Prémio Arquivo.pt 2020 – um concurso que premeia projetos que mostrem a utilidade e importância do serviço Arquivo.pt, que preserva milhões de páginas recolhidas da Web portuguesa. “Peguei em grandes quantidades de documentos que, neste caso, foram notícia e tentei extrapolar para algo que fosse pesquisável e diferente do que é típico num motor de busca”, conta. Acabou por ser premiado com o primeiro prémio do concurso no valor de dez mil euros.

Esta é já a terceira edição do Prémio Arquivo.pt 2020. Além de Miguel Ramalho, o concurso premiou com o segundo lugar, no valor de três mil euros, uma extensão para este serviço criada por Rodrigo Marques e Hugo Silva. O terceiro lugar foi para Nuno Bragança, que desenvolveu uma aplicação na Internet onde se pode comparar preços desde o tempo do escudo português. Por ela, receberá dois mil euros. A menção honrosa – dedicada a trabalhos realizados com base nos conteúdos do PÚBLICO, que é parceiro mediático do projecto – foi atribuída a Bruno Galhardo, que fez um jogo sobre a data de notícias.

Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por Miguel Fontes (director-executivo da Startup Lisboa), Helena Freitas (bióloga e professora da Universidade de Coimbra), Paulo Bastos (jornalista da TVI), Maria Beatriz Marques (professora da Universidade de Coimbra e doutorada em Letras na área de Ciências Documentais) e Teresa Firmino (editora da secção de Ciência do PÚBLICO). Os prémios serão entregues no Encontro Ciência 2020, no início de novembro.

Fonte: Público