Notícias

Arquivo Municipal de Lagoa já conta com o software Archeevo para a gestão do seu acervo!

2020-05-19 No Comments

O Arquivo Municipal de Lagoa começou a utilizar recentemente o software Archeevo para a gestão integrada do seu arquivo. A KEEP SOLUTIONS orgulha-se de ser responsável por mais um projeto de implementação. A empresa para além dos serviços associados à implementação garantirá também a manutenção do software.

O interlocutor do projeto, Dr. Diogo Vivas, fez questão de deixar o seu testemunho relativamente à implementação.

“O Arquivo Municipal de Lagoa (Algarve) tem à sua guarda documentação produzida desde meados do século XVII até à atualidade, sobretudo referente ao concelho de Lagoa.

O acervo contempla além da produção documental decorrente da atividade da Câmara Municipal de Lagoa, a de outros sistemas de informação, com particular destaque para a Administração do Concelho de Lagoa; Câmara Municipal de Alvor; Club Agrícola Lagoense; adega cooperativas de Lagoa e de Lagos; Panificadora Nossa Senhora da Luz bem como alguma documentação oriunda de sistemas de âmbito familiar.

Disseminada por distintos espaços camarários, a documentação foi maioritariamente concentrada, a partir de 1993, no Centro Cultural Convento de São José, de onde transitou, em 2002, para o espaço onde se encontra atualmente, após apoio no âmbito do PARAM (programa de apoio à rede de arquivos municipais).

A gestão de toda a informação do arquivo é realizada com base no software Archeevo 5, uma solução da Keep Solutions orientada para a gestão, preservação e difusão de conteúdos de arquivo. Além da disponibilização da documentação à guarda do Arquivo Municipal, este portal procura afirmar-se como importante serviço na disponibilização de recursos informativos sobre a história local do concelho, no sentido de um reforço da cultura e da identidade locais, enquanto fatores de integração, competitividade e desenvolvimento.

O inventário da documentação e a sua disponibilização no catálogo online estão em curso. Brevemente disponibilizar-se-ão os primeiros registos.”

A KEEP SOLUTIONS agradece as palavras e a colaboração de toda a equipa ao longo do projeto!