Notícias

Vai nascer o Arquivo Municipal de Braga na antiga escola Francisco Sanches!

2020-02-07 No Comments

Disperso por vários sítios, o arquivo do município vai ser reunido e guardado no edifício da antiga escola, situado em São Vítor, após uma intervenção que deve custar 1,5 milhões de euros e pode ainda começar antes do final de 2020. O espaço vai também ser utilizado para a criação cultural, tendo em conta a candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Depois de um passado com gerações e gerações de alunos a entrarem e a saírem, junto à Rua D. Pedro V, que liga o centro histórico e a zona oriental da cidade, o antigo edifício da Escola Francisco Sanches vai transformar-se no Arquivo Municipal de Braga, revelou a vereadora Olga Pereira. “Vamos concentrar em cerca de 2000 metros quadrados todo o arquivo atualmente existente, que se encontra distribuído por vários edifícios municipais”, avançou a responsável pela gestão dos equipamentos municipais.

Esses 2000 metros quadrados correspondem ao rés-do-chão de um imóvel com uma área total de 6415 metros quadrados, cuja requalificação pode começar antes do término de 2020, já que se prevê o lançamento do concurso público até Setembro, disse. Esse espaço que vai albergar o arquivo, acrescentou a vereadora, vai ter “entrada acessível para pessoas com mobilidade reduzida”. No interior, haverá uma zona pública, com “salas de consulta e biblioteca” e uma zona técnica, reservada para a “desinfestação e higienização de documentos”. Além de reunir o arquivo municipal disperso, a Escola Francisco Sanches vai também acolher o espólio do Museu da Imagem, atualmente em obras.

Segundo Lídia Dias, vereadora da cultura, o espaço vai acolher a criação artística por agentes da cidade, mas também exteriores à cidade e beneficiar assim não só a candidatura a Capital Europeia da Cultura (CEC), em 2027, mas também a estratégia cultural do município para a década (Braga Cultura 2030). Esse plano ambiciona transformar Braga “numa cidade mais vibrante, cosmopolita, europeia”, respeitando os 2.000 anos de história da urbe fundada durante o Império Romano, frisou a vereadora.

A título de exemplo, a vereadora lembrou que a escolha de Braga como Cidade Criativa para as Artes Multimédia pela UNESCO, em 2017, permitiu dar visibilidade às pessoas que já faziam esse trabalho na cidade e incentivar a criação de um espaço dedicado a essa forma de expressão artística no cineteatro São Geraldo.

Fonte: https://www.publico.pt/2020/02/05/local/noticia/antiga-escola-francisco-sanches-vai-nascer-arquivo-municipal-braga-1903056