Notícias

Estes são os 6 museus portugueses que a National Geografic aconselha a visitar!

2020-01-28 No Comments

Edifícios antigos com recheios novos. Paredes novas com objetos antigos. De um aquário de bacalhaus ao mais antigo museu português que se mantém no seu espaço de origem. De workshops de filigrana a porcelana chinesa. Passe por onde passar, estes são alguns dos museus portugueses que deve visitar em 2020.

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
O Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) acolhe três exposições que oferecem um bom programa para fazer em família: a exposição ‘Um Século e Tanto’ que ilustra os 130 anos da National Geographic, a exposição ‘Culturas e Geografias’ que celebra o centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a exposição ‘Tabela Periódica: para além dos 150 anos’.

Museu do Oriente
Uma oferta de workshops de fazer inveja às agendas mais concorridas, espetáculos musicais, palestras sobre temas asiáticos, cursos de história, aulas de Karaté e Tai Chi, etc. Das peças dos Descobrimentos às coleções de máscaras, o Museu do Oriente possui dois grandes acervos: um alusivo à presença portuguesa na Ásia e outro com testemunhos etnográficos de toda a Ásia – a Coleção Kwok On.

House of Filigree
O museu de Filigrana ‘House of Filigree’ abriu portas no final de 2019, na cidade do Porto, com o objetivo de proteger e divulgar uma das mais antigas e prestigiadas técnicas da ourivesaria. Criada por Luísa e Pedro Rosas, pertencentes à quinta geração de uma família com ligações à ourivesaria desde meados do século XIX, a House of Filigree pretende promover esta tradição que se encontra ameaçada pela difusão das peças de fabrico industrial.

Museu Marítimo de Ílhavo
Um tributo único ao trabalho no mar e uma promoção exímia da cultura e identidade marítima portuguesa, o Museu Marítimo de Ílhavo foi criado por um grupo de amigos do museu no ano de 1937. Após obras de renovação e ampliação, passou a incluir o navio-museu Santo André – um antigo arrastão bacalhoeiro e um aquário de bacalhaus.

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
O Laboratorio Chimico, concebido para o ensino experimental da Química, o Antigo Colégio de Jesus, a Faculdade de Philosophia, o Gabinete de Física – com uma das coleção mais raras e notáveis da Europa, e a Galeria de História Natural – este é o mais antigo museu de Portugal que se mantém no seu espaço de origem. Estes são todos espaços históricos do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC), que detém o mais antigo núcleo museológico português de história natural e instrumentos científicos.

Fonte (texto e imagem): https://www.natgeo.pt/historia/2020/01/6-museus-portugueses-para-visitar-em-2020