Notícias

Governo investe 443 mil euros em melhoria de 40 bibliotecas públicas

2019-12-27 No Comments

Quatro redes intermunicipais de bibliotecas das regiões norte, centro e sul vão receber um apoio de 443 mil euros para melhorarem os serviços de 40 bibliotecas e procurarem novos públicos.

O investimento vai abranger projetos em bibliotecas afetas às redes intermunicipais do Cávado (Minho), Alentejo Central, Lezíria do Tejo e Médio Tejo e os contratos-programa, aprovados em outubro, foram assinados em Lisboa, onde esteve a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

A verba a investir naquelas bibliotecas, até 2021, insere-se no Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços de Bibliotecas Públicas (PADES), criado pela área governativa da Cultura para capacitar e modernizar equipamentos da rede nacional. Neste programa é dada prioridade a «regiões com menos cobertura de bibliotecas públicas», em «territórios mais periféricos» e com níveis de desempenho «mais frágeis».

Das quatro redes intermunicipais que receberão este apoio, a maior fatia financeira (204 mil euros) irá para o Alentejo Central, para pôr em prática o projeto «Ler e Crescer em Família» que prevê, entre outros objetivos, promover a literacia na comunidade local e renovar as coleções das bibliotecas.

A rede de bibliotecas da Lezíria do Tejo, por sua vez, será contemplada com 115 mil euros para executar o projeto «BiblioTICS», para formar técnicos em literacia digital, enquanto a rede do Médio Tejo receberá 109 mil euros para o projeto «CIA: Cidadania Informada e Ativa», destinado a promover competências digitais na população local.

Os restantes 15 mil euros de investimento serão para a criação de uma plataforma digital que disponibilize online livros e periódicos das bibliotecas municipais do Vale do Cávado.

Programa PADES

O programa PADES foi criado em 2018 para responder à necessidade de modernização da rede nacional de bibliotecas públicas esta, por sua vez, fundada em 1987.

Numa nota enviada à comunicação social, a área governativa da Cultura refere que se tem verificado «passados mais de 30 anos, a necessidade de capacitar e modernizar algumas dessas bibliotecas» e que muitas «apesar de disporem de instalações adequadas, carecem agora de reforço de investimento».

No âmbito do programa PADES foram já criadas 13 redes intermunicipais de bibliotecas.

Os dados mais recentes indicam que, em Portugal, existem 303 bibliotecas municipais, com valências gratuitas para os utilizadores. A maioria das 303 bibliotecas integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Fonte. https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=governo-investe-443-mil-euros-em-melhoria-de-40-bibliotecas-publicas