Notícias

Arquivo de paisagens sonoras – Portugal terá o primeiro à escala europeia

2019-12-19 No Comments

O projeto chama-se “Sonotomia” e pretende registar, estudar e potenciar a herança sonora europeia. Foi recentemente aprovado pela União Europeia, no âmbito do programa Europa Criativa.

Criar memória futura e partilhar o Alentejo são dois grandes objetivos do projeto “Sonotomia”.

Liderada por Portugal, a que se juntam a Hungria e Espanha, a iniciativa é coordenada pela Associação Pedra Angular e pelo Festival Terras sem Sombra, um evento da sociedade civil, que se realiza todos os anos com a finalidade de internacionalizar o Alentejo através do património, da música e da conservação da natureza.

As paisagens sonoras europeias podem ser divididas em três grupos: de carácter rural, costeiras e fluviais e, finalmente, urbanas.

O que é o Projeto Sonotomia?

Segundo um dos impulsionadores da iniciativa, o historiador e investigador José António Falcão, este é um projeto que decorre no âmbito do Programa Europa Criativa, promovido pela União Europeia, em 2019. O mesmo afirma “é a única candidatura que tem a liderança do nosso país, sendo também o resultado de uma renhida disputa entre centenas de projetos de toda a Europa”. “Resulta da conjugação de esforços entre Portugal, Hungria e Espanha e visa retratar de uma maneira aprofundada, e que possa constituir não apenas um arquivo, mas também um elemento de dinamização e de atração para que os artistas o conheçam melhor, o magnífico património sonoro da Europa, particularmente as paisagens sonoras deste velho continente que assumem três caraterísticas bem marcadas. Por um lado, as paisagens de caráter rural, depois as costeiras e fluviais e, finalmente, as urbanas.”

Na imagem podemos ver o Cabo Sardão, um dos locais escolhidos para a monitorização da paisagem sonora da costa alentejana.

Fonte (texto e imagem): https://rr.sapo.pt/2019/12/17/pais/portugal-vai-ter-o-primeiro-arquivo-de-paisagens-sonoras-a-escala-europeia/noticia/175558/