Notícias

Prémio Bibliotecas Verdes da IFLA com candidaturas abertas

2019-12-16 No Comments

O Prémio Bibliotecas Verdes da IFLA está aberto a candidaturas até 15 de janeiro de 2020.

O Prémio é patrocinado pela editora De Gruyter, no valor de 500 euros, sendo que o prémio consubstancia muito mais do que meramente o valor pecuniário.

Atualmente a questão ambiental está a ser discutida em todo o mundo. Qual será o papel das bibliotecas enquanto serviços públicos de acesso à informação e enquanto consumidores de recursos?

A “biblioteca verde” ou “biblioteca sustentável” deverá minimizar a sua pegada ecológica através de opções de gestão, ao mesmo tempo que facilita o acesso a informação sobre questões ambientais e que são, atualmente, do domínio e da responsabilidade de todos nós.

Mas e se apenas reúne um projeto ambiental no qual envolve toda a biblioteca e que é extensível à participação local e à sua comunidade? Também aqui deve considerar a sua participação.

São já várias as bibliotecas que concorrem desde 2016 ao Prémio Bibliotecas Verdes e verificamos através dos números crescentes, uma preocupação global na vontade de enquadrar procedimentos ambientalmente sustentáveis na vivência diária destas bibliotecas de todo o mundo.

Na verdade, concorrem com projetos globais para a sustentabilidade ambiental da biblioteca, mas também com projetos concretos e inseridos na sua própria programação.

Caso pretenda conhecer os vencedores e finalistas de anos anteriores aceda a https://www.ifla.org/node/10159

Caso considere a sua participação toda a informação é disponibilizada através do ENSULIB – Grupo de Trabalho em Ambiente, Sustentabilidade e Bibliotecas (IFLA) onde poderá descarregar também a ficha de inscrição em https://www.ifla.org/node/92672.

Não deixe de participar!

Fonte e mais informação: https://www.bad.pt/noticia/2019/12/09/candidaturas-abertas-para-o-premio-bibliotecas-verdes-da-ifla/