Notícias

Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática abre em 2020

2019-12-13 No Comments

As novas instalações do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), em Xabregas, na zona oriental de Lisboa, vão ser inauguradas “até ao final do primeiro trimestre de 2020”, disse à Lusa fonte oficial.

A “conclusão dos trabalhos” está prevista para “até ao final do ano”, “a mudança para o início de 2020 e a inauguração até ao final do primeiro trimestre de 2020”, adiantou a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC). O Laboratório de Conservação e Restauro do CNANS iniciará a actividade no local, nessa altura, embora o Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia (Starq) alerte para a falta de trabalhadores na ária náutica e subaquática.

A confirmação das datas de abertura coincide com a assinatura de um protocolo entre a DGPC, a Marinha e a Autoridade Marítima Portuguesa, entre outras entidades, com vista ao estudo e investigação na arqueologia subaquática, e também com a assinatura, por Portugal, do Mecanismo Financeiro EEA Grants, que inclui, entre outras áreas, a “reabilitação e requalificação do património cultural costeiro”.

O Starq, por seu lado, em comunicado enviado à agência Lusa, alerta para o facto de que “as obras do CNANS continuam atrasadas”, e sublinham a existente falta de trabalhadores. “Sem o reforço do número de trabalhadores, o CNANS não conseguirá cumprir as suas atribuições, nem de perto nem de longe”, diz o sindicato.

Em Abril, o Starq marcou uma greve, reclamando melhores condições de trabalho e o aumento de pessoal especializado nesta área, que reúne cerca de 80 profissionais, considerando necessários mais 49 trabalhadores. A marcação da greve sucedeu-se a contactos com a DGPC, cujos resultados o sindicato considerou insatisfatórios. Na altura, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, mostrou-se aberta a “chegar a um consenso” com os trabalhadores de Arqueologia desta direcção geral.

Um mês mais tarde, numa audição parlamentar, admitiu a abertura de concurso para “10 a 11 arqueólogos”, facto que o ministério confirmou à Lusa em Julho, com o recrutamento de trabalhadores para o CNANS e para o Laboratório de Arqueociências, “perfazendo um total de mais 10 arqueólogos ao serviço da DGPC”.

Nessa altura, o ministério adiantou também a continuação de negociações com o sindicato e a realização de uma “análise completa e exaustiva” ao setor, “fundamental” para poder “dar uma solução eficaz que permita resolver as dificuldades que se arrastam há anos”, tendo já em conta o Orçamento de Estado para 2020.

Fonte e mais informação:https://www.publico.pt/2019/12/03/culturaipsilon/noticia/centro-nacional-arqueologia-nautica-subaquatica-abre-2020-oficial-1895976