Notícias

Comissão Europeia volta a elogiar a KEEP SOLUTIONS numa das suas “histórias de sucesso”

2019-12-10 No Comments

Numa comunicação da Comissão Europeia (CE) sobre os projetos que têm sido desenvolvidos no âmbito do Programa Connecting Europe Facilities (CEF), concretamente na área da preservação digital de arquivos, surge com grande destaque uma referência à KEEP SOLUTIONS e ao software RODA.

Trata-se de uma “História de Sucesso” que conta como foi o processo de implementação de um sistema de gestão de arquivo digital.

O Serviço de Publicações da CE implementou o seu primeiro sistema de arquivo digital em 1987, na altura o Arcdon. Àquela data, o objetivo central era garantir o suporte a sistemas de arquivo em papel, que exigem bastante espaço físico para armazenamento e são vulneráveis ao desgaste.

A partir de 1987, os requisitos legislativos foram aumentando, a par com o avanço da tecnologia e a maior exigência dos utilizadores da informação. Por esse motivo o Arcdon foi substituído por um novo sistema chamado “Repositório de Documentos da União Europeia” ou EUDOR.

O EUDOR foi evoluindo ao longo dos anos e em 2015 foi publicado um concurso público para encontrar um parceiro para atualizar o sistema. O mesmo foi ganho por um consórcio constituído pela Intrasoft Internacional e pela KEEP SOLUTIONS, de onde resultou um contrato de prestação de serviços (2016-2022).

Segundo o artigo disponibilizado e escrito pela CE, “a solução de preservação de informação fornecida pela KEEP SOLUTIONS, o RODA, combinou bem com os requisitos técnicos do projeto. O facto de o RODA ser baseado em normas abertas e especificações técnicas foi avaliado positivamente.

A utilização de normas abertas foi, por isso, um fator decisivo na avaliação das soluções apresentadas em concurso.

O RODA inclui as normas ISO 14721 e E-ARK que é a base do eArchiving – a solução de arquivo digital disponibilizada pelo programa Connecting Europe Facility da Comissão Europeia, projeto em que a KEEP SOLUTIONS é também parceira.

Leia o artigo completo disponível em https://ec.europa.eu/cefdigital/wiki/display/CEFDIGITAL/2019/11/04/The+EU+Publications+Office+based+its+long-term+preservation+service+on+international+archiving+standards