Notícias

KEEP SOLUTIONS patrocina novamente o Encontro Regional da BAD nos Açores

2019-11-13 No Comments

No próximo dia 29 de novembro, realizar-se-á no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na cidade de Lagoa, o XVIII Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, promovido pela Delegação Regional dos Açores da BAD, subordinado ao tema “Arquivos, Bibliotecas e Museus: Expectativas Versus Realidades na Sociedade Contemporânea”.

Segundo a organização do evento, durante a manhã decorrerão dois painéis que abordarão as temáticas “Acervos Documentais em Bibliotecas, Arquivos, Centros de Documentação e Museus: aproximações e convergências” e os “Novos desafios na gestão da informação no sector empresarial”, que contarão com a presença de representantes de Entidades como o Presidente da Fundação Sousa de Oliveira, Dr. Carlos Melo Bento e algumas Empresas Regionais, que irão abordar as problemáticas inerentes ao tema e subtemas em análise no Encontro Regional da BAD, Açores, entre elas a Empresa EAD, que contará com a presença do Dr. Paulo Veiga, que abordará entre outros assuntos, o papel do arquivista e da sua importância no seio das organizações.

O período da tarde iniciar-se-á com um painel dedicado ao “Património documental histórico: organizar o passado para servir o futuro” o qual contará com as intervenções do Centro Museológico do Coliseu Micaelense e com representantes do serviço Diocesano para os Bens Culturais da Igreja, destacando-se a apresentação do Pe. Dr. Hélio Soares, com o trabalho de estudo sobre o Convento da Esperança/Santuário do Senhor Santo Cristo.

O quarto e último painel do dia será dedicado ao “Impacto do RGPD nas organizações: instrumentos normativos de aplicação no tratamento da informação arquivística”, envolvendo as comunicações da Dra. Sandra Francisco do Ministério dos Transportes e Obras Públicas, que irão abordar as questões da informação arquivística na implementação do RGPD na Administração Pública e, a comunicação do Dr. Daniel de Melo, da Câmara Municipal de Lisboa, que irá debruçar-se sobre portarias de gestão documental e a classificação e avaliação da informação pública.

Consulte o programa completo e inscreva-se já!

Fonte: https://www.bad.pt/eventos/event/18o-encontro-regional-da-bad-acores/