Notícias

Programa ProMuseus aprova apoio a 45 projetos com 640 mil euros

2019-08-22 No Comments

O Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus aprovou o apoio financeiro de 640 mil euros para 45 projetos, a atribuir pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) em 2019 e 2020.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério da Cultura, mais de 30% dos projetos aprovados são da área da transformação digital e 24% da área de acessibilidade e inclusão.

Mais de 70% das candidaturas apresentadas foram de museus tutelados por municípios, acrescenta o comunicado, na sequência da deliberação final do júri do Concurso ProMuseus 2019, homologada pela ministra da Cultura, Graça Fonseca.

O Museu da Marioneta (Lisboa), o Museu da Imagem em Movimento (Leiria), o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, o Museu de Arte Sacra do Funchal, o Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas), o Museu Municipal de Coimbra, o Museu Municipal de Loures, o Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto e o Museu Marítimo de Ílhavo são alguns dos espaços cujos projetos foram aprovados e que vão receber financiamento.

O valor de investimento total dos 45 projetos é superior a um milhão de euros, já que alguns projetos envolvem parcerias.

O ProMuseus “é um instrumento de apoio financeiro que tem como objetivo incentivar a qualificação dos museus portugueses, contribuir para a preservação do património cultural e melhorar a prestação de serviços ao público”, recorda a tutela no comunicado.

Em abril deste ano, o Ministério da Cultura anunciou a abertura do concurso para o ProMuseus, tendo como áreas preferenciais a acessibilidade e inclusão, transformação digital, internacionalização e parcerias.

Um mês antes, Graça Fonseca tinha anunciado, no parlamento, que o Governo tencionava, nas semanas seguintes, relançar a Rede Portuguesa de Museus, com a integração de mais museus, e reativar o programa ProMuseus, interrompido há vários anos.

Fonte e mais informações: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/programa-promuseus-aprova-apoio-a-45-projetos-com-640-mil-euros