Notícias

A primeira árvore-biblioteca do país é uma tília centenária de Braga

2019-08-19 No Comments

É uma pequena biblioteca de jardim e chamam-lhe a “árvore da leitura” ​ou a “árvore-biblioteca”, a primeira de Portugal.

A ideia, que está em desenvolvimento no Parque de Guadalupe em Braga, é criar um espaço propício à leitura, pelo que, para além deste depósito de livros, o parque terá ainda cadeiras, mesas e uma espécie de residência artística, obtida através das estruturas de uns antigos baloiços.

A biblioteca ainda não está construída, mas os trabalhos de instalação de uma estrutura de vidro numa tília centenária estão já em curso. O objectivo, segundo revelou Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor – território que abrange o parque – é “estimular a leitura e a literacia, dinamizar o local e oferecer às pessoas um espaço de lazer”.

A construção deverá ser inaugurada no final de Setembro, a 28 ou 29 de Setembro, altura em que se celebram as Jornadas Europeias do Património, que este ano têm como mote “arte, património e lazer”. O projecto da “árvore-biblioteca” integra um programa apoiado pela cadeia de supermercados Pingo Doce, denominado Bairro Feliz, em que os clientes destas lojas podem contribuir para a iniciativa.

Além da capela de Guadalupe, o parque possui um conjunto de tílias, revelando-se um espaço seguro por ser “vedado” e “conceder liberdade às crianças sem risco de atropelamentos”, algo nem sempre fácil de obter no centro de grandes cidades, como Braga. Havendo um maior controlo dentro do próprio local, pretende-se também, futuramente, “potenciar o espaço com um parque infantil”, como já teve outrora, finalizou Ricardo Silva.

Fonte e mais informação: https://www.publico.pt/2019/08/16/fugas/noticia/primeira-arvorebiblioteca-pais-vai-nascer-braga-tilia-oca-vicosa-1883611