Notícias

Já são conhecidos os vencedores do concurso Arquivo.pt

2019-07-11 No Comments

Já são conhecidos os vencedores do prémio Arquivo.pt, o concurso que premeia projetos que mostrem a utilidade e importância de um serviço que permite a qualquer um viajar pela Web portuguesa até 1996.

O primeiro classificado foi o projeto meuparlamento.pt, uma aplicação móvel que simula o parlamento português. Os utilizadores da app são convidados a desempenhar o papel de deputado e a descobrir o partido com que mais se identificam através da simulação de votações em plenário já arquivadas. O projeto tem a autoria de Nuno Moniz, Arian Pasquali e Tomás Amaro.

Em segundo lugar ficou o revisionista.pt, uma ferramenta online que permite revelar alterações que possam ter sido feitas em notícias após a sua primeira publicação. Os autores deste trabalho são Flávio Martins e André Mourão.

O trabalho “Discursos públicos sobre violência em privado”, da autoria de Zélia de Macedo Teixeira, foi distinguido com o terceiro lugar. O projeto recolheu e analisou 217 notícias disponíveis do Arquivo.pt, de três principais jornais diários nacionais, sobre o tema da violência doméstica.

O anúncio dos vencedores foi feito pelo primeiro ministro, António Costa, durante o Encontro Ciência 2019, no Centro de Congressos de Lisboa, divulgado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A segunda edição do concurso recebeu um total de 23 candidaturas de várias áreas como a comunicação social, educação, design, informática, saúde ou património cultural e histórico.

A FCT anuncia, através de um comunicado, que já está a preparar a terceira edição, cujo período de candidaturas decorrerá entre janeiro e maio de 2020.

Segundo João Gomes, diretor da Área de Serviços avançados da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), uma unidade da FCT, “o Arquivo.pt é um serviço público que visa preservar a informação da Web portuguesa para consulta futura. Temos páginas preservadas desde 1996 e é possível ir a sites da Web desde essas datas e navegar neles. Não há só uma fotografia do site, pode-se navegar neles como estavam aquando da sua recolha”.

Fonte: https://www.publico.pt/2019/07/10/tecnologia/noticia/ja-sao-conhecidos-vencedores-concurso-arquivopt-site-permite-viajar-web-portuguesa-1879295