Notícias

O Museu da Lua chegou a Oeiras

2019-07-05 No Comments

Há uma lua titânica em digressão pelo mundo. Durante quatro dias, poderá ser vista em Oeiras, que a recebe com programação cultural grátis nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal.

Os jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebem esta sexta-feira uma réplica da lua, com sete metros de diâmetro, construída a partir de imagens de satélite da superfície lunar, em alta resolução. Entre 5 e 8 de Julho, poderá visitar o Museu da Lua, projecto do artista britânico Luke Jerram, que anda em digressão pelo mundo, com várias luas, desde que foi lançado em 2017. A instalação é composta por uma fusão de imagens e iluminação lunar e complementada por uma banda sonora criada por outro britânico, o compositor Dan Jones. Além das visitas a este “museu”, o programa inclui apresentações do FameLab, leituras de ficção científica e concertos ao ar livre.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Oeiras e a Embaixada do Reino Unido, decorre no âmbito do Encontro Ciência 2019, que terá lugar de 8 a 10 de Julho, no Centro de Congressos de Lisboa, onde se destacará o 50.º aniversário da chegada do Homem à lua. “É um enorme orgulho poder colaborar com a Câmara Municipal de Oeiras para trazer a Portugal esta fantástica instalação artística”, afirma em comunicado Chris Sainty, o embaixador britânico em Portugal. “Esta Lua em Oeiras e a nossa participação no Encontro Ciência 2019, como país convidado, ilustram na perfeição as fortes relações bilaterais entre Portugal e o Reino Unido nas áreas da educação, cultura, ciência e inovação, que queremos aprofundar no futuro”, acrescenta ainda.

A inauguração do Museu da Lua está marcada para às 21.00 desta sexta-feira, 5 de Julho, seguindo-se um concerto de abertura às 21.30, pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro, que conta com Ana Maria Teixeira ao piano, Bárbara Barradas como soprano e Pedro Rodrigues como tenor.

Consulte o programa completo aqui.

A entrada é livre.

Fonte: https://www.timeout.pt/lisboa/pt/noticias/o-museu-da-lua-chegou-a-oeiras-e-ha-festa-gratis-durante-quatro-dias-070519