Notícias

Semana Ibermuseus traz a Lisboa especialistas de 12 países

2019-07-02 No Comments

Técnicos de museu de 12 países debatem em Lisboa questões como: tráfico ilícito de bens culturais, uso de novas tecnologias, sustentabilidade dos museus, acessibilidade, organização e gestão dos museus. 

O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, acolhe a partir de hoje e até dia 5 de julho a 2ª Semana Ibermuseus. O encontro reúne 40 profissionais de 12 países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai. Trata-se da reunião das mesas técnicas do programa de cooperação intergovernamental Ibermuseus.

Realizada em colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e o Museu Nacional dos Coches, a Semana Ibermuseus constitui um espaço de debate, reflexão e definição de ações do Programa Ibermuseus para o biénio 2020-2021.

Os participantes nos grupos de trabalho desenvolvem quatro linhas de ação do Ibermuseus: Formação e Capacitação, Proteção do Património, Sustentabilidade e Observatório Ibero-americano de Museus.

Neste encontro cada mesa técnica vai desenhar a proposta de atividades a desenvolver nos próximos dois anos, seguindo os objetivos estratégicos do Ibermuseus que estão definidos no Plano Estratégico 2020-2023, ou seja, contribuir para a proteção do património museológico da região, fortalecer o papel social dos museus e aperfeiçoar a gestão das instituições museológicas na região.

Os especialistas na Semana Ibermuseus vão debater alguns dos “temas fundamentais para as políticas públicas e de gestão dos museus da região, como o tráfico ilícito de bens culturais, o fortalecimento de conhecimentos dos profissionais, o uso de novas tecnologias, a sustentabilidade dos museus, os estudos de públicos e acessibilidade nas instituições, educação e novas narrativas, interação com outras organizações públicas e privadas e difusão de boas práticas”.

Portugal, através de David Santos, subdiretor-geral do Património Cultural, assume a Vice-Presidência do Programa Ibermuseus no período 2019-2021.

O Ibermuseus é uma iniciativa de cooperação que integra países ibero-americanos “para o fomento e articulação de políticas públicas na área de museus e da museologia”. O objetivo é consolidar a Rede Ibero-Americana de Museus, formada pelos 22 países da comunidade ibero-americana. Uma comunidade que abrange 600 milhões de habitantes, 200 milhões de bens culturais, e diversas “legislações e normas nacionais sobre museus e património cultural”.

Fonte: https://www.tveuropa.pt/noticias/semana-ibermuseus-traz-a-lisboa-especialistas-de-12-paises/