Notícias

ABM foi inserido no Portal Português de Arquivos

2019-07-01 No Comments

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) já faz parte da rede do Portal Português de Arquivos (PPA), onde estão outros 35 arquivos aderentes e onde pode encontrar informação proveniente desses repositórios para consulta, fazendo o PPA também a ponte com o Portal Europeu de Arquivos e com a Europeana. O protocolo entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Direção Regional da Cultura foi assinado a 13 de dezembro, tendo recentemente sido concluído o trabalho de agregação dos conteúdos da estrutura regional.

Com a adesão do ABM à rede foram direcionados para a plataforma mais de meio milhão de registos descritivos e cerca de 1,2 milhões de réplicas digitais de documentos, provenientes de cerca de 80 fundos e coleções, com datas compreendidas entre os séculos XV e XX, revela a Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

O PPA é uma estrutura que procura divulgar o património arquivístico existente nos diversos arquivos, tornando-o acessível aos cidadãos, nomeadamente portugueses, europeus e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, “dando-lhes oportunidade de o conhecer e dele se ‘apropriar’, enquanto repositório de memórias coletivas, base de identidades comuns, mas também de dele usufruir”, lê-se no site oficial do Portal Português de Arquivos.

Pelo facto de o PPA trabalhar em ligação com o Portal Europeu de Arquivos e também com a Europeana (biblioteca virtual desenvolvida pelos países da União Europeia onde estão mais de 57 milhões de entradas), os conteúdos do ABM passam, assim, a estar ao dispor de muitas mais pessoas.

No entender de Paula Cabaço, Secretária Regional da Cultura, a adesão do ABM ao PPA “constitui uma oportunidade extraordinária de promoção e partilha do rico e singular património cultural e histórico da Região, em particular com os nossos concidadãos e com a Europa”, dá conta a nota do seu Gabinete.

Fonte: Diário de Notícias