Notícias

O primeiro museu de arte digital da Europa vai nascer no Algarve

2019-05-29 No Comments

O “Museu Zero”, o primeiro dedicado em exclusivo à arte digital em toda a Europa, vai nascer na Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo, aldeia do concelho de Tavira. O objetivo é abrir em 2020 e o espaço terá exposições com base na luz, imagem e som, bem como residências artísticas.

As obras ainda não começaram, mas já há muito definido sobre o que será aquele espaço único na Europa. “Está previsto criarmos um ciclo de duas ou três exposições anuais, feitas com base no som, imagem e luz. Estamos também com contactos nacionais e internacionais de artistas para fazer cá residências artísticas”, explicou João Correia Vargues, presidente da Comissão Executiva do Museu. “Queremos que um artista de renome venha para cá, durante dois ou três meses, e conceba uma obra específica para o local”, exemplificou João Vargues.

Na opinião da secretária de Estado Maria do Céu Albuquerque, o Museu Zero é um “grande projeto, arrojado e inovador”. “Trabalha a criatividade e coloca-a ao serviço do território e de todos, sejam mais novos ou mais velhos. Aquilo que vemos aqui surgir é um fator distintivo para o território”, acrescentou em declarações aos jornalistas.

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, pensa da mesma forma: “O que vai acontecer aqui vai atrair público, investimento e mostra que esta terra tem futuro”.

Este projeto já conta com parcerias do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), de Lisboa, da Fundação Calouste Gulbekian, do Centro de Artes “Ars Electronica”, de Linz (Áustria) e da Universidade do Algarve.

Fonte e mais informações: https://www.sulinformacao.pt/2019/05/primeiro-museu-de-arte-digital-da-europa-nasce-em-santa-catarina-da-fonte-do-bispo/