Notícias

VI Encontro de Arquivos do Algarve

2019-05-23 No Comments

O Espaço Guadiana, em Alcoutim, acolhe amanhã e sábado, dias 24 e 25 de maio, o VI Encontro de Arquivos do Algarve, promovido pela Rede de Arquivos do Algarve.

Os trabalhos terão abertura na sexta-feira, 24, pelas 9:30 horas, e terminarão no sábado, 25, pelas 12:45.

Durante os dois dias, serão abordadas diversas perspectivas sobre a temática do encontro “Arquitecturas da Informação”, em que profissionais da gestão da informação, investigadores e aqueles que lidam direta ou indiretamente com a informação irão apresentar comunicações e debater sobre os diferentes painéis subordinados aos temas: infraestruturas da informação, proteção de dados e experiências de investigação nos arquivos do Algarve.

Após o almoço do segundo dia, terá lugar o programa cultural, como é habitual nestes encontros, desta vez oferecido pelo município de Alcoutim, anfitrião do evento, que dará a conhecer o património cultural e natural da vila do nordeste algarvio.

No âmbito deste encontro, celebra-se igualmente o 10.º aniversário da criação da Rede de Arquivos do Algarve, que será assinalado com jantar comemorativo no dia 24.

Os Encontros de Arquivos do Algarve são eventos regulares promovidos pela Rede de Arquivos do Algarve (Raalg), que se realizam de dois em dois anos na região do Algarve, onde técnicos de diversas áreas ligados aos arquivos e à gestão da informação de instituições públicas e privadas trazem ao debate assuntos do interesse de profissionais e da sociedade civil.

O primeiro encontro foi organizado precisamente em Alcoutim em 2009 pelo município de Alcoutim, Associação Alcance, Direção Regional da Cultura do Algarve e Arquivo Distrital de Faro.

Com a criação da Rede de Arquivos do Algarve no final do ano de 2009 manteve-se a realização dos encontros tendo sido realizados em Portimão (2011), Olhão (2013), Universidade do Algarve (2015) e Lagoa (2017).

Consulte o programa completo aqui e faça já a sua inscrição.

Fonte: https://regiao-sul.pt/2019/05/21/sociedade/vi-encontro-de-arquivos-do-algarve-marcado-para-alcoutim/467446