Notícias

KEEP SOLUTIONS e INET-MD juntos em projeto que combina artes performativas e tecnologia

2019-05-10 No Comments

A KEEP SOLUTIONS está a desenvolver um sistema suportado por códigos QR que permitirá aceder a representações artísticas que tiveram lugar em locais da cidade de Lisboa.

Este é um projeto desenvolvido pelo INET-MD, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança do Pólo da Faculdade de Motricidade Humana, que alia o mundo da dança ao da performance e continua a investigação que vem sendo realizada sobre a produção de sonoridades a partir dos movimentos do corpo humano.

Segundo os autores do projeto, o TEPe – Technologically Expanded Performance é um projeto interdisciplinar que adota o conceito de tecnologia em sentido operativo enquanto estratégia de ampliação das possibilidades dos corpos em movimento e modo de expansão de zonas de intersubjetividade.

A KEEP SOLUTIONS é parceira deste projeto e será responsável pela criação da aplicação que permite aceder a um mapa sonoro da cidade, melhorando a interação entre a cidade e os turistas, potenciando melhores experiências aos mesmos.

Na prática, a KEEP SOLUTIONS encontra-se a desenvolver um sistema suportado por códigos QR que irá promover as atividades de dinamização cultural que decorreram em sítios específicos e pré-definidos da cidade de Lisboa, permitindo às pessoas reviver as narrativas, episódios, apresentações e representações que foram gravadas no sítio específico que o turista está a visitar.

Espera-se também que sejam criados percursos e itinerâncias alternativas aos habituais destinos turísticos. As performances que constam do projeto são realizadas em locais que poderão potenciar novas rotas turísticas na cidade de Lisboa, valorizando um património histórico e cultural já existente, mas ainda pouco visitado.

Também no âmbito deste projeto, a KEEP SOLUTIONS será responsável pelo desenvolvimento e implementação de um sistema que agrega o conteúdo criado ao longo do projeto. Foi desenvolvida uma plataforma designada Terpsicore, que reúne variado conteúdo (relacionado com o projeto e não só) e o disponibiliza online para consulta pública.

A Terpsicore é um arquivo de documentos sobre Dança e Artes Performativas, que existe tanto em suporte físico como em digital, com fins de utilidade pública, nomeadamente a valorização do património imaterial. A sua base de dados é composta por programas de espetáculos, folhetos, recortes de jornais, críticas publicadas, iconografia e amostras de vídeo, delimitados no espaço e no tempo.

Visite a plataforma disponível em http://weebox.fmh.ulisboa.pt/community/#front