O Koha passou a ser o software que gere a rede de bibliotecas de Tavira, composta pela Biblioteca Municipal Álvaro de Campos e cinco bibliotecas escolares, e ainda, a informação dos centros de documentação do Arquivo e Museu Municipal e da Biblioteca Estatística da Rede de Bibliotecas de Tavira. A KEEP SOLUTIONS foi a empresa responsável pela implementação do novo sistema.
O Koha permite fazer a gestão integrada da informação contida nas várias bases de dados que poderá ser facilmente consultada através de um único catálogo coletivo, que agrega todo o conteúdo e o disponibiliza a todos os interessados.
Juntamente com os serviços que são normalmente fornecidos pela KEEP SOLUTIONS em projetos de implementação, como a instalação e configuração, a adaptação da identidade gráfica de acordo com a imagem corporativa do cliente, a formação e o serviço de manutenção e suporte, este projeto incluiu também o desenvolvimento de requisitos específicos do cliente, que tornou a plataforma ainda mais eficiente, adequada ao contexto do município e a dar resposta àquelas que eram as principais necessidades sentidas até então.
O software Koha é uma solução open-source para gestão integrada de bibliotecas, composta por vários módulos que dão suporte a todas as atividades realizadas no contexto de uma biblioteca: catálogo em-linha (OPAC), catalogação, gestão de autoridades, circulação, gestão de utilizadores, aquisições, gestão de periódicos, relatórios, administração e ferramentas.
Poderá visitar o portal e consultar o catálogo coletivo disponível em https://bibliotecas.cm-tavira.pt/.