Notícias

Governo vai reativar Rede Portuguesa de Museus e reforçar número de trabalhadores

2019-03-27 No Comments

Nas próximas semanas o Governo quer relançar a Rede Portuguesa de Museus, com a integração de mais museus, e reativar o programa ProMuseus, interrompido há vários anos, anunciou a ministra da Cultura.

Na reta final da atual legislatura e com eleições legislativas marcadas para outubro, Graça Fonseca revelou, em comissão parlamentar, que está a preparar o “relançamento da Rede Portuguesa de Museus com a entrada de um número significativo de museus”.

Questionada várias vezes pelos grupos parlamentares sobre o funcionamento dos museus e monumentos, no âmbito do novo regime de autonomia de gestão, Graça Fonseca falou da reativação daquela rede e do programa financeiro ProMuseus, tendo em conta duas premissas: a mudança digital e a internacionalização dos museus.

“O programa ProMuseus é um instrumento fundamental para a rede”, disse, agendando para a próxima semana a apresentação das regras deste instrumento para que as candidaturas abram em maio.

Em resposta ao PCP, Graça Fonseca reconheceu ainda que há falta de pessoal nos museus e monumentos portugueses e que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abrirá um novo procedimento para preencher vagas que não foram preenchidas em concursos anteriores.

Fonte e mais informações: https://observador.pt/2019/03/26/governo-vai-reativar-rede-portuguesa-de-museus-e-reforcar-numero-de-trabalhadores/