Notícias

Conhece a Biblioteca Lunar? Está a ser criado um arquivo galáctico sobre a Terra

2019-02-28 No Comments

Ainda que seja um cenário horrível, e para já não previsto, já imaginou a destruição da Terra? Saiba que existe a preocupação de preservar a História do planeta azul em caso de algo de dimensões galácticas acontecer. A Biblioteca Lunar representa a primeira de uma série de arquivos da Fundação Arch Mission (AMF), criada para preservar os nossos registos por mil milhões de anos.

O primeiro arquivo já vai a caminho da Lua, a bordo da sonda lunar Beresheet, construída pela empresa privada israelita SpaceIL. Esta foi disparada por um foguetão Falcon 9 da SpaceX no passado dia 21 de fevereiro e irá aterrar na Lua no dia 11 de abril. O primeiro arquivo é composto por 25 discos de filme em níquel, produzidos para guardar dados em formatos digitais e analógicos. Estes contêm textos, imagens, símbolos que irão compor a Biblioteca Lunar, mas esta será apenas parte de uma iniciativa para criar um arquivo galáctico da Terra.

Para ter uma ideia, o arquivo tem 60 mil imagens de documentos, livros, fotografias e ilustrações, que podem ser vistas em microscópios de baixo consumo. Para se consultar os documentos, só na primeira camada requer um zoom de 100X, e as restantes três contêm dados 10 vezes mais pequenos, e tudo descomprimido ocupa cerca de 200 GB. Entre os documentos encontra-se um guia de línguas, com mais de cinco mil idiomas humanos.

Os cientistas vão continuar a enviar mais discos para a Lua, com mais documentos sobre a humanidade. A AMF refere que não se trata apenas de enviar o arquivo para eventuais “extraterrestres” nos encontrarem, mas sim criar uma rede interplanetária para ajudar a desenvolver a internet interplanetária, já que demora muito tempo a transmitir informação entre a Terra e as diversas missões pelo espaço.

Existem outras iniciativas para preservar o futuro da humanidade, como o Banco Mundial de Sementes, que é um cofre a 150 metros de profundidade para albergar sementes e plantas de todo o mundo em segurança. No entanto, o degelo do permafrost dos últimos anos permitiu infiltrações, que embora não causassem danos, deixou os responsáveis em estado de alerta, e a tomar mais medidas drásticas.

Fonte: https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/conhece-a-livraria-lunar-esta-a-ser-criado-um-arquivo-galactico-sobre-a-terra