Notícias

Fundação Berardo vai instalar museu de arte africana em Estremoz

2019-01-03 No Comments

A Fundação Berardo vai instalar um museu dedicado à arte africana na cidade de Estremoz, no distrito de Évora.

A notícia foi revelada pelo presidente do município, Luís Mourinha. O autarca indicou que o museu vai ser instalado no antigo edifício da Federação Nacional dos Produtores de Trigo, situado na Rua Serpa Pinto, onde funcionou depois o Museu da Alfaia Agrícola e que se encontra devoluto há vários anos.

Segundo Luís Mourinha, o edifício já foi adquirido pela Fundação Berardo e o museu será instalado após obras de recuperação, abrangendo também outras temáticas, além da arte africana.

O museu vai ser instalado no Palácio dos Henriques, vulgarmente conhecido em Estremoz por Palácio Tocha, um imóvel classificado como monumento de interesse público e situado junto ao jardim municipal, no Largo D. José I. No interior do edifício destacam-se as salas e corredores cobertos por painéis de azulejos setecentistas.

Segundo a Coleção Berardo, as obras de adaptação do edifício, propriedade de José Berardo, são comparticipadas em 75% por fundos comunitários.

A gestão deste museu, nos primeiros cinco anos, vai ser feita ao abrigo de uma parceria entre a Coleção Berardo e o município de Estremoz.

“O visitante vai desfrutar do melhor da arte, através de um diversificado acervo que é constituído pelas várias coleções do universo mais vasto da Coleção Berardo, considerada uma das mais prestigiadas coleções privadas a nível internacional”, segundo o município.

Fonte (texto e imagem): https://www.jn.pt/artes/interior/fundacao-berardo-vai-instalar-museu-de-arte-africana-em-estremoz-10374150.html