Notícias

Museu Nacional de Arqueologia celebrou 125 anos

2019-01-02 No Comments

O Museu Nacional de Arqueologia foi criado por decreto há 125 anos e até hoje tem guardado tesouros da arqueologia portuguesa.

“Um museu etnográfico, onde esteja representada parte da vida material de um povo.” É esta a primeira frase do decreto da criação do Museu Nacional de Arqueologia que celebrou no passado dia 20 de dezembro 125 anos. Ao longo de todo este período, aquele espaço localizado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, reuniu alguns dos principais tesouros da arqueologia.

O diretor do Museu, António Carvalho, explicou que há peças com mais de meio milhão de anos guardadas no espólio.

“Aqui nesta reserva guardamos peças que contam meio milhão de anos de ocupação humana do atual território português. Guardamos espólio de 3160 sítios arqueológicos e temos todo o país representado”, disse António Carvalho.

O Museu tem várias exposições permanentes e outras temporárias. Nesta altura, há uma dedicada ao concelho de Loulé e conta a história das comunidades que o constituíram entre a Pré-História e a Idade Média.

A exposição apresenta, por exemplo, as atas de vereação mais antigas do país segundo o diretor, que pertencem a Loulé. Os documentos são datados de 12 de dezembro de 1384. “Guardam a memória da votação dos homens bons de Loulé, relativamente ao partido que iam tomar na crise de 1383-85”, explicou António Carvalho.

O diretor do Museu Nacional de Arqueologia sublinhou ainda que esta é a maior reserva nacional com peças da civilização egípcia. O mesmo recorda a viagem do antigo diretor Leite Vasconcelos, que trouxe mais de 70 peças para Lisboa.

Fonte (texto e imagem): https://www.tsf.pt/cultura/interior/museu-nacional-de-arqueologia-celebra-125-anos-10346197.html