Notícias

Cabo Verde quer arquivo comum da CPLP para juntar as peças do puzzle da história

2018-12-18 No Comments

O conservador do Arquivo Nacional de Cabo Verde (ANCV), Martinho Robalo de Brito, referiu que “todos os países se manifestaram interessados em ter um arquivo comum” para desenvolver melhor a ideia da Comunidade dos Países de Língua portuguesa (CPLP). O mesmo afirma que um arquivo comum seria uma forma de reunir as várias peças do puzzle da história dos Estados.

Em entrevista à agência Lusa, Martinho Robalo de Brito disse que seria interessante, durante a atual presidência cabo-verdiana da CPLP, reunir em Cabo Verde os representantes dos arquivos dos países que compõem a organização, no sentido de desenvolverem melhor a ideia.

Segundo o mesmo, durante um encontro de arquivos de biblioteca da CPLP que decorreu em maio, em Portugal, saiu a recomendação de criar um arquivo comum da CPLP. “Criar um arquivo comum implica que todos os Estados membros tenham os seus arquivos online e que quem já está um pouco à frente deve ajudar os outros”, adiantou.

O conservador do ANCV referiu que “Há muita coisa comum e há documentos que estão em vários sítios. Há partes de documentos que estão num sítio e, juntando todos, podemos fazer um puzzle e fazer uma coisa maior. Temos tudo a ganhar”, declarou.

O ANCV comemora este ano o 30.º aniversário, com um conjunto de atividades que têm o ponto alto esta terça-feira, com uma conversa aberta à volta do arquivo, na qual estará presente o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente. O lema das comemorações dos 30 anos do ANCV é “entre o tudo guardar e nada a perder”.

Fonte (texto e imagem): https://observador.pt/2018/12/18/cabo-verde-quer-arquivo-comum-da-cplp-para-juntar-as-pecas-do-puzzle-da-historia/