Notícias

Museu do Douro convida a conhecer o “outro lado”

2018-12-06 No Comments

O Museu do Douro abriu ao público, no passado domingo, um novo circuito que leva os visitantes ao “outro lado”, revelando os bastidores desconhecidos como o arquivo, as oficinas de restauro e de conservação da instituição, com sede na Régua.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, salientou que o novo circuito “O outro lado do Museu” é uma iniciativa “criativa e importante” que vai ajudar a atrair visitantes a este museu de território.

O diretor do Museu do Douro, Fernando Seara, disse que o objetivo é dar visibilidade a áreas até agora desconhecidas e, ao mesmo, dar reconhecimento às pessoas que ali trabalham.

Assim, depois de visitarem a exposição permanente “Douro: Matéria e Espírito”, os visitantes são desafiados a irem aos bastidores, passando pela sala de expurgo, onde se faz a higienização dos documentos, pela sala de quarentena onde se realiza a desinfestação de objetos e documentos, pela sala de conservação e pela oficina de restauro.

“É possível ver os vários níveis de intervenção que nós fazemos nos objetos antes de eles serem expostos e, mesmo os que são expostos, muitas vezes vêm cá para ações de conservação preventiva e limpezas”, explicou o conservador da unidade museológica, Carlos Mota.

A sede do Museu do Douro foi inaugurada há dez anos. O museu possui quatro núcleos museológicos e impulsionou a criação da Rede de Museus do Douro que abrange 48 espaços públicos e privados.

Fonte: http://www.pportodosmuseus.pt/2018/12/03/museu-do-douro-convida-a-conhecer-o-outro-lado/