Notícias

Barcelos vai ter Museu do Design Português com parte da Coleção Paulo Parra

2018-11-21 No Comments

A Casa Conde de Vilas Boas, em Barcelos, vai ser recuperada para acolher o Museu do Design Português, com um acervo do colecionador Paulo Parra. Trata-se de uma parte da coleção do professor português com cerca de 500 peças que representam “as maiores empresas industriais e designers do país”.

Em comunicado, o município acrescenta que já foi assinado o protocolo para a cedência por 11 anos daquele acervo, podendo ser renovado. O valor das prestações anuais a pagar pelo município a Paulo Parra será de 15 mil euros nos primeiros dois anos e de 35 mil nos seguintes.

A câmara terá direito de opção caso Paulo Parra decida vender a coleção. Terá ainda de editar um livro bilingue sobre a coleção. O museu abrirá num prazo máximo de 18 meses, mas o espólio fica desde já à guarda do município.

Este depósito da Coleção Paulo Parra conta com cerca de 500 peças, que representam “as maiores empresas industriais e designers do país” nas áreas da cerâmica, vidro, madeira, metal, plásticos e papel. É constituída por “produtos de referência” de empresas como a Vista Alegre, Electrocerâmica, Porcelanas de Coimbra, Bordalo Pinheiro, Oliva, Hipólito e TAP, entre outras. “Trata-se de um património artístico único na história do design, inovação e tecnologia portuguesas”, sublinha o município.

Fonte e mais informações: https://www.publico.pt/2018/11/20/culturaipsilon/noticia/barcelos-vai-museu-design-portugues-acervo-paulo-parra-1851747