Notícias

O incrível museu-piscina de França reabriu maior, mais bonito e com quadros de Picasso

2018-11-05 No Comments

Chama-se Museu de Arte e Indústria Andre-Diligent, fica em Roubaix, no norte de França, e é também conhecido como La Piscine (a Piscina, em tradução literal). Isto porque este incrível e famoso edifício Art Deco é uma antiga piscina, que foi transformada num museu há 17 anos, sem perder a sua essência.

O espaço sofreu recentemente uma remodelação sem precedentes que durou mais de 18 meses. Durante este período, o museu teve mesmo de fechar ao público por várias vezes. Depois de anos de abandono como piscina e de uma primeira nova vida como museu, estava na altura de transformar La Piscine num local obrigatório em qualquer guia turístico. Foi isso mesmo que aconteceu.

Agora, o museu de Roubaix, no norte de França, quase na fronteira com a Bélgica, reabre com mais dois mil metros quadrados adicionais — fica com oito mil no total — três novos espaços e mais de duas mil obras permanentes para visitar.

Para assinalar o investimento (de mais de nove milhões de euros) e a reforma completa do museu, há obras de Alberto Giacometti, Pablo Picasso e Hervé Di Rosa para conhecer até 20 de janeiro de 2019.

Os antigos banhos municipais Art Deco abrigam agora uma coleção total de milhares de obras, incluindo pinturas dos séculos XIX e XX, cerâmicas, jóias, vidro e móveis.

Fonte do texto e imagem: https://nit.pt/out-of-town/viagens/o-incrivel-museu-piscina-de-franca-reabriu-maior-mais-bonito-e-com-quadros-de-picasso