Notícias

A Torre do Tombo vai comprar pergaminho do séc. XIV encontrado à venda no OLX

2018-11-02 No Comments

Foi encontrado no OLX um pergaminho do século XIV com a escritura da entrega do Castelo de Lisboa ao Conde de Barcelos, em janeiro de 1383, ao lado de outras tantas raridades literárias e bibliográficas. De acordo com o jornal Público, a autenticidade do documento foi confirmada.

Luís Sampaio pôs o documento à venda na internet, por 750 euros, dizendo que a entrega poderia ser feita “em mão, na zona de Gaia”, ou via CTT. O anúncio foi visto por José Luís Fernandes, autor do blogue “Repensando a Idade Média”, que alertou a Câmara Municipal de Lisboa e o jornal para a situação, mas também pelo Arquivo Nacional Torre do Tombo (ANTT), que logo decidiu adquirir o documento.

Na opinião do director-geral do ANTT, Silvestre Lacerda, “faz todo o sentido integrá-lo no património arquivístico nacional”. A Câmara Municipal de Lisboa disse ter tomado conhecimento da situação e estar a tratar dos procedimentos necessários para aferir a sua autenticidade.

Já os historiadores Luís Miguel Duarte e Bernardo Vasconcelos e Sousa, antigo diretor da Torre do Tombo, afirmaram estar convictos de que este é um pergaminho autêntico. Segundo Vasconcelos e Sousa “Tudo leva a crer que se trate de um documento autêntico, até pela assinatura do tabelião”, acrescentando que o documento “tem principalmente um valor documental”, embora acredite que não trará informação adicional ao que já se sabe do ponto de vista histórico.

José Luís Fernandes afirmou que a maior raridade do aparecimento do pergaminho é ter sido no OLX, “quando o que é normal é estes documentos surgirem em alfarrabistas e em leilões de bibliotecas antigas”. Embora não haja ainda informação sobre a sua origem, Silvestre Lacerda lembra que o espólio da Casa de Abrantes foi dispersado na sequência de uma herança e tem vindo a ser vendido em lotes, sendo que muitos já se encontram na Torre do Tombo.

Fonte (texto e imagem): https://observador.pt/2018/11/02/encontrado-pergaminho-do-seculo-xiv-a-venda-no-olx-a-torre-do-tombo-vai-compra-lo/