Notícias

Ministro da Defesa orgulhoso do Arquivo Histórico Militar

2018-10-31 No Comments

O ministro da Defesa Nacional inaugurou nesta quarta-feira, dia 31, as novas instalações do Arquivo Histórico Militar, que reúne dez quilómetros de documentação e completa o Pólo Cultural do Exército.

Toda a documentação do Arquivo Histórico Militar é gerida pelo software Archeevo da KEEP SOLUTIONS.

Na inauguração das novas instalações, no edifício onde funcionaram as antigas oficinas gerais de fardamento do Exército, próximo do campo de Santa Clara, Lisboa, João Gomes Cravinho, que tomou posse em 15 de Outubro, disse ter “um sentimento de orgulho, mas também de alguma injustiça” por ver o seu nome associado à obra. “O professor Azeredo Lopes, na reunião de transição que fizemos, chamou-me a atenção que estariam quase concluídos os trabalhos, assunto ao qual ele dedicava atenção. Obviamente que qualquer mérito que haja do lado do Ministério da Defesa é mérito dele e não meu, mas o Estado tem continuidade”, declarou.

Para o ministro da Defesa a iniciativa representa mais possibilidades para investigadores e população em geral compreenderem “a forma como as Forças Armadas são estruturantes no país”.

O Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Nunes da Fonseca destacou as capacidades das novas instalações do Arquivo que pode receber até 15 quilómetros de documentação de valor histórico e está, segundo o mesmo, “climatizado, com mobiliário moderno, orientado para a preservação de documentos e com mais segurança”.

Segundo o general Nunes da Fonseca, houve uma aposta na formação de técnicos militares e civis através de protocolos com universidades nas áreas da museologia e ciências documentais.

Fonte do texto e imagem: https://www.publico.pt/2018/10/31/politica/noticia/ministro-defesa-orgulhoso-arquivo-historico-militar-atribui-merito-azeredo-lopes-1849492