Notícias

Câmara de Águeda lança aplicação móvel que permite visitar museu etnográfico

2018-10-30 No Comments

A Câmara de Águeda apresentou no passado dia 10 de outubro uma aplicação para telemóveis que permite recriar uma visita interativa ao Museu Etnográfico da Região do Vouga, contribuindo para a descentralização e diversificação da oferta turística no município.

O vice-presidente da Câmara de Águeda, Edson Santos, destaca a importância desta ferramenta para a descentralização do turismo local, tendo em conta que o Museu Etnográfico da Região do Vouga não fica situado no centro da cidade. “É mais uma forma de descentralizar o turismo que temos vindo a sentir no centro da cidade através dos projetos do AgitÁgueda e do Umbrella Sky, em que as pessoas vêm ao centro da cidade e depois acabam por não se deslocar a outras zonas do concelho. Com esta ‘app’ vamos chamar a atenção que temos muito mais para mostrar”, disse o autarca.

A referida aplicação representou um investimento de cerca de 20 mil euros e disponibiliza quatro percursos distintos para a visita ao Museu, acompanhados por uma descrição oral e escrita, em português e inglês.

Um dos percursos dá a conhecer os espaços da vida quotidiana e outro permite descobrir as profissões típicas da região nos séculos XIX e XX. Existe ainda um percurso dedicado aos lenços e trajes, um dos elementos mais relevantes do Museu, e uma visita livre.

As peças de destaque no Museu também receberam placas de identificação com QR Code para que os visitantes possam ter acesso a mais informação sobre os objetos expostos.

Fundado em 1977, o Museu Etnográfico da Região do Vouga depende do Grupo Folclórico da Região do Vouga e está instalado numa casa senhorial dos finais do século XIX. O Museu reflete as vivências do povo da região do Vouga, com cerca de 50 mil peças expostas, incluindo trajes e complementos da indumentária, além de objetos de uso doméstico e utensílios de trabalho relacionados com a agricultura, artesanato e ofícios tradicionais.

Fonte e mais informações: https://www.dn.pt/lusa/interior/camara-de-agueda-lanca-aplicacao-movel-que-permite-visitar-museu-etnografico-9981211.html